O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, segue apresentando sintomas leves e está sem febre após testar positivo para covid-19, conforme relatado pelo médico do governante, Kevin O’Connor, em comunicado divulgado pela Casa Branca nesta quinta-feira (18). O médico afirmou que “o presidente continua enfrentando sintomas leves do trato respiratório superior associados à sua recente infecção por covid-19”, acrescentando que Biden “não apresenta febre e seus sinais vitais permanecem estáveis”. Biden recebeu o resultado positivo ontem, quarta-feira (17), enquanto fazia campanha em Nevada, um estado chave para as eleições de novembro.
Ao invés de participar de uma conferência da organização latina UnidosUS, como inicialmente planejado, o presidente teve que retornar à sua residência em Delaware. Nesta quinta-feira, para evitar a propagação do vírus, Biden permanece em isolamento em casa, continuando a “cuidar dos assuntos do povo americano”, conforme informou O’Connor. O médico explicou que Biden está seguindo o tratamento com o antiviral Paxlovid, indicado para combater os sintomas da covid-19, iniciado logo após o diagnóstico.
Aos 81 anos, Biden é o presidente mais idoso da história dos EUA e, em caso de reeleição em novembro, deixaria o cargo aos 86 anos. Esta é a terceira vez que ele contrai o vírus em 2022. Seu contágio ocorre em meio a uma crescente pressão para desistir da reeleição, com diversos veículos de comunicação destacando a falta de apoio entre as principais figuras do Partido Democrata. A preocupação aumentou após seu desempenho fraco no debate do final de junho contra o rival republicano, Donald Trump. O portal “Axios” reportou que alguns membros de destaque do partido acreditam que essa pressão crescente poderia levar Biden a desistir da corrida presidencial, possivelmente neste final de semana.
Com informações da EFE.
Publicado por Carolina Ferreira
Comentários Facebook