Cinco possíveis candidatos do Partido Democrata optaram por abandonar suas pretensões presidenciais e declarar seu apoio a Kamala Harris. Diversos governadores democratas expressaram publicamente seu respaldo à vice-presidente para liderar a chapa do partido, após Joe Biden decidir não concorrer à reeleição. Entre os apoiadores de Harris estão a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, em conjunto com os governadores de Illinois (J. B. Pritzker), Minnesota (Dean Phillips) e Wisconsin (Tony Evers). Whitmer, Pritzker e Phillips eram considerados potenciais substitutos de Biden na corrida presidencial nos Estados Unidos. O governador de Kentucky, Andy Beshear, também endossou Harris, levantando a possibilidade de ser um candidato a vice-presidente.
Desde o anúncio de desistência de Biden, cinco importantes democratas abandonaram suas candidaturas presidenciais para apoiar Kamala Harris. Gavin Newsom (Califórnia), Josh Shapiro (Pensilvânia) e os governadores de Michigan, Illinois e Minnesota estão entre os apoiadores da vice-presidente. O senador Sherrod Brown (Ohio) ainda não se pronunciou sobre o assunto. Harris também recebeu apoio de figuras influentes do partido, como Bill e Hillary Clinton, e outros governadores democratas, como Tim Walz (Minnesota), Wes Moore (Maryland) e Tony Evers (Wisconsin). No entanto, líderes importantes como Barack Obama e Nancy Pelosi permanecem neutros em relação à situação.
A decisão de Biden de não concorrer foi anunciada no domingo (21) e justificada como sendo a melhor para o partido e o país. O ex-vice-presidente enfrentou pressões após um desempenho considerado fraco em um debate contra Donald Trump, o que levantou dúvidas sobre sua capacidade cognitiva. Apesar de inicialmente resistir, a decisão de não entrar na corrida foi tomada após diagnósticos de Covid-19 e uma reflexão mais profunda sobre sua candidatura.
**Publicado por Felipe Cerqueira**
*Esta reportagem foi produzida com o auxílio de inteligência artificial*
Comentários Facebook