Conjunto Penitenciário lança projeto de piscicultura para ressocialização de detentos em Feira de Santana

Publicado:

O Conjunto Penal de Feira de Santana anunciou, hoje, o início de um projeto-piloto de piscicultura com o objetivo de promover a ressocialização dos detentos. Denominado Projeto Fênix, ele inclui uma unidade de piscicultura em sistema de recirculação de água integrada à produção de hortaliças e suinocultura já existentes no Complexo de Feira.

Inicialmente, 40 dos 1.735 detentos serão treinados para produzir cerca de uma tonelada de tilápias a cada ciclo de sete meses. O secretário estadual de Administração Penitenciária, José Castro, participou do lançamento e explicou ao Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, que o propósito do projeto é a reinserção social dos internos, os quais serão selecionados com base em seu comportamento.

“O diretor da unidade, juntamente com a equipe, realiza uma avaliação, analisando o histórico deles. Eles cumprirão a pena e sairão da prisão, e queremos que sejam reintegrados na sociedade. Este projeto possibilita a redução da pena, onde a cada três dias de trabalho equivale a um dia a menos de pena para o detento. É essencial promover projetos educacionais”, destacou.

De acordo com o secretário, o projeto resultará em quase 5 toneladas de tilápia, as quais serão fornecidas ao programa Bahia Sem Fome. Castro também afirmou que a intenção é expandir esse projeto.

“A proposta é que esse projeto se torne uma política pública constante, capacitando os internos e elevando o nível de qualificação para que, ao saírem, tenham oportunidades de emprego. Inicialmente, serão atendidos 40 presos, pois ainda não dispomos da capacidade para atender mais detentos, mas o projeto é piloto e será expandido tanto aqui quanto em outras unidades prisionais da Bahia”, ressaltou.

Daniel Victória, presidente do Bahia Pesca, também marcou presença no lançamento.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corinthians acusa Bahia de antiética, mas histórico recente expõe contradições; relembre casos

Na tarde de quinta-feira (14), o Corinthians provocou um rebuliço ao publicar uma nota denunciando o Bahia por supostas práticas antiéticas na contratação...

Corinthians ameça apelar à CBF e à Fifa após Bahia tirar sua joia de 16 anos e fala em ‘aliciamento’; entenda

Em um movimento inesperado, o jovem atacante Kauê Furquim, de apenas 16 anos, faz sua transição das categorias de base do Corinthians para...

“Não estamos numa posição de cobrar ética”, diz Dan Stulbach, torcedor do Corinthians, sobre caso Furquim

A polêmica em torno do jovem atacante Kauê Furquim continua a agitar as redes sociais. Após o Bahia pagar a multa rescisória para...