Criminosos fazem “motociata do contrabando” entre Brasil e Paraguai

Publicado:

A Ponte da Amizade, que separa a cidade de Cidade do Leste, no Paraguai, de Foz do Iguaçu (PR), é palco de um esquema clandestino valioso de transporte, visando os horários de maior movimentação para contrabandear mercadorias em uma chamada “motociata do contrabando”.

Por volta das 7h da manhã, horário de pico na fronteira, muitos paraguaios atravessam a ponte para trabalhar. Nesse momento, conforme a Receita Federal, contrabandistas e traficantes se aproveitam do caos causado pelo intenso tráfego e da fragilidade na fiscalização.

A matéria do programa Fantástico, exibida no último domingo (21/7), descobriu que diversos motociclistas pegam produtos em uma tenda ao lado do prédio da imigração paraguaia. Eles ocultam as mercadorias e seguem em frente, especialmente nos horários mais movimentados na ponte.

Os motociclistas conhecidos como “laranjas” vão na garupa das motos com os produtos. Alguns tentam escapar já no posto de controle, do lado brasileiro.

A maior parte das mercadorias que entram aos poucos no país por meio das motos é transferida para ônibus, com destino a outras cidades e estados.

Um dos veículos flagrados na blitz, a 258 km de Foz do Iguaçu, carregava mais de 44 mil dólares (quase R$ 240 mil) em mercadorias contrabandeadas.

Esquema milionário

No ano passado, foram apreendidas 1.295 motocicletas. A Receita Federal estima que somente esses veículos tenham atravessado a fronteira mais de 86 mil vezes antes de serem capturados. Esse fluxo pode ter movimentado cerca de R$ 760 milhões.

Um trabalho de inteligência acompanha as placas através de tecnologias para identificar possíveis irregularidades, possibilitando o combate a esse esquema criminoso.

No intuito de burlar a fiscalização, os motociclistas utilizam uma estratégia em que passam simultaneamente pelo local no horário de maior movimento, evitando assim que um sistema artificial identifique quantas vezes cada moto transita diariamente pela região.

Para detectar possíveis infratores, os agentes da lei buscam por indivíduos que não se encaixam no perfil de turistas e que transportam mais mercadorias do que bagagens convencionais com roupas, muitas vezes levantando suspeitas acerca de suas atividades ilícitas.

Um dos produtos mais contrabandeados nos últimos anos tem sido os cigarros eletrônicos, com um aumento significativo nas apreensões realizadas, ultrapassando 12 mil vezes o número de casos registrados entre 2020 e maio deste ano.

Além disso, celulares e produtos eletrônicos também são contrabandeados, sendo a maioria desses itens, sejam falsificados ou originais, introduzidos no país via Paraguai e transportados até os postos fronteiriços por intermediários conhecidos como “laranjas”.

Uma matéria veiculada no programa “Fantástico” acompanhou a abordagem de um veículo no qual um homem, acompanhado de uma mulher e duas crianças, foi alvo das autoridades. Durante a fiscalização, a mulher e as crianças saíram do local, sendo posteriormente encontradas escondidas em um banheiro dentro das instalações da Receita Federal, enquanto o homem, em uma tentativa de fuga, abandonou o automóvel.

Posteriormente, os policiais descobriram a existência de 120 kg de cocaína escondidos dentro do veículo, porém, o traficante conseguiu escapar antes de ser capturado pela polícia. A ocorrência destaca a complexidade e seriedade do contrabando na região e a necessidade de medidas mais eficazes para combater esse tipo de crime transfronteiriço.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Michelle se manifesta após Moraes ordenar monitoramento de Bolsonaro

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou em suas redes sociais nesta terça-feira, que tem enfrentado um “desafio enorme” para “resistir à perseguição” e “suportar...

Após reunião com líderes, Hugo Motta decide pautar proposta que blinda parlamentares e fim do foro privilegiado

Na tarde desta terça-feira (26), após reunião com líderes de partidos e blocos, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou a pauta...