O universo da música pop está abraçando a candidatura de última hora da vice-presidente americana, Kamala Harris, que está recebendo um grande apoio na internet com uma série de vídeos que combinam seus discursos com hits de sucesso. Janelle Monáe, John Legend e Charli XCX são algumas das estrelas da música que expressaram seu apoio público a Harris. Além delas, várias celebridades de Hollywood como George Clooney, Viola Davis, Julia Louis-Dreyfus, Robert de Niro e Barbra Streisand também se juntaram à causa. Até mesmo Beyoncé – conhecida pela proteção rigorosa de sua música – aprovou o uso de sua canção “Freedom” na campanha. A mãe da estrela, Tina, rapidamente demonstrou apoio à agora provável candidata democrata nas eleições presidenciais de 5 de novembro após a saída do mandatário Joe Biden no domingo.
O ciberespaço está agitado com os mash-ups das citações mais famosas de Harris em discursos e entrevistas, que muitas vezes se tornam alimento para memes, combinados com músicas de artistas pop da atualidade, como Charli XCX, Beyoncé, Taylor Swift e Chappell Roan.
A internet costumava explorar seus momentos mais descontraídos para criticar a vice-presidente de 59 anos, mas desde que a campanha de Biden enfraqueceu após seu desastroso debate contra Donald Trump, os vídeos parecem estar fortalecendo sua presença, especialmente entre os eleitores jovens que estão constantemente online.
Os famosos também estão aproveitando o momento de marketing nos universos interligados da música e das redes sociais, enquanto apoiam a candidatura de Harris. A artista britânica Charli XCX, em particular, viu seu bem-sucedido álbum “brat” se tornar o centro da primeira campanha online de Harris. O meme “brat summer” já estava em alta antes de ser associado a Harris. A tendência destaca uma estética e um estilo de vida inspirados no álbum de Charli, oferecendo uma dose forte de energia de jovem festeira com toques de ansiedade juvenil. Quando os fãs começaram a aplicar o filtro verde-limão “brat” às imagens de Harris, Charli XCX expressou sua aprovação. “Kamala é uma pirralha,” postou a estrela pop de 31 anos, frase que a campanha de Harris adotou rapidamente.
Na rápida transição de Biden para Harris, a conta oficial da campanha no X foi rebatizada como “brat-coded,” com sua foto de capa imitando o verde neon do álbum – frequentemente chamado de “cor de Shrek” na internet – e o estilo JPEG de baixa resolução.
Katy Perry, cujo single “Roar” foi destaque na campanha de Hillary Clinton em 2016, também promoveu seu último single “Woman’s World” ao apoiar Harris.
Cardi B recordou aos seus seguidores que já havia expressado a opinião de que Harris deveria estar no lugar de Biden, a quem ela apoiou em 2020 após inicialmente apoiar o senador de esquerda Bernie Sanders.
Logo após Biden anunciar sua desistência da corrida pela reeleição, a rapper do Bronx compartilhou novamente um vídeo que havia feito anteriormente, onde ela defende que Harris deveria ser a candidata democrata.
“PARA DE BRINCAR COMIGO!!!!”, escreveu ela na legenda do post, destacando sua autoproclamada clarividência.
“Eu disse a eles que Kamala deveria ter sido a indicada em 2024,” afirmou.
Cardi B havia dito que não planejava votar quando Biden fosse o indicado, sem deixar claro sua posição agora que Harris é a possível candidata democrata, aguardando ainda a oficialização de sua indicação pelo partido.
Com informações da AFP
por Tamyres Sbrile
Comentários Facebook