Estudantes baianas inovam com tônico capilar feito de folha de goiabeira e óleo de coco. Preocupadas com os altos preços dos produtos para cabelos cacheados e crespos, Stéfane de Souza, Laysa Amaral e Janaína Oliveira criaram um tônico capilar acessível, utilizando ingredientes naturais. O projeto rendeu ao grupo a medalha Meninas e Mulheres na Ciência II.
As jovens perceberam que os produtos específicos para cabelos cacheados e crespos estão com valores elevados, tornando a manutenção dos cabelos naturais um desafio para muitas pessoas. Stéfane destaca a escolha dos ingredientes principais devido aos benefícios que proporcionam ao cuidado capilar.
“A folha de goiabeira oferece ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce dos fios, protegendo contra raios UV e auxiliando no controle da oleosidade. Já o óleo de coco tem ação nutritiva, selando as cutículas e promovendo maciez e brilho aos cabelos. A combinação desses ingredientes resulta em um produto que atende às necessidades específicas dos cabelos cacheados e crespos”, explica.
Para assegurar a qualidade e eficácia do tônico capilar, o processo envolve sete etapas. Começa com a coleta e preparação do extrato das folhas de goiabeira, seguido pela extração do óleo de coco. Nas etapas finais, que certificam o produto como orgânico, ocorre a formulação do tônico, envase, controle de qualidade e distribuição para a comunidade escolar.
As estudantes, do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas, em Ipiaú, contam com o apoio do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação, da orientadora professora Maysa Lobo e de Antonione Serafim.
Após o êxito do primeiro desenvolvimento, as estudantes já visam criar um novo produto: uma pomada específica para a fase de finalização dos cabelos, a fim de auxiliar no cuidado dos cabelos recém-nascidos, que são mais frágeis, curtos e propensos ao frizz.
Comentários Facebook