EUA: leia íntegra do comunicado em que Joe Biden desiste da reeleição

Publicado:

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, emocionou o país ao anunciar sua decisão de abrir mão da reeleição em um comunicado divulgado nas redes sociais. Segundo o democrata, servir como presidente foi a maior honra de sua vida.

“Embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país renunciar e me concentrar exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como presidente durante o resto do meu mandato.”

Biden havia sido escolhido como candidato do partido Democrata para concorrer nas eleições deste ano contra o republicano Donald Trump. No entanto, questionamentos sobre sua capacidade para continuar no cargo surgiram após o último debate.

Confira trechos da carta de Biden e sua tradução:

“Meus compatriotas americanos,

Nos últimos três anos e meio, avançamos consideravelmente como Nação.

Hoje, os EUA possuem a economia mais robusta do mundo. Realizamos investimentos históricos na reconstrução do país, reduzimos os custos dos medicamentos para idosos e ampliamos o acesso a cuidados de saúde para um número recorde de cidadãos. Prestamos cuidados necessários a um milhão de veteranos expostos a substâncias tóxicas. Aprovamos a primeira lei de controle de armas em 30 anos, nomeamos a primeira juíza afro-americana para a Suprema Corte e implementamos a legislação climática mais significativa da história. Estamos melhor posicionados do que nunca para liderar o mundo.

Sei que nada disso seria possível sem o povo americano. Juntos, superamos uma pandemia e a pior crise econômica desde a Grande Depressão, protegemos nossa democracia e fortalecemos nossas alianças globais.

Em breve, detalharei minha decisão em um pronunciamento à Nação. Por enquanto, gostaria de expressar minha profunda gratidão a todos que apoiaram minha reeleição. Agradeço à vice-presidente Kamala Harris por sua extraordinária parceria e ao povo americano por sua fé e confiança em mim.

Acredito, como sempre acreditei, que não há desafio que os Estados Unidos não possam superar quando trabalhamos juntos. Somos os Estados Unidos da América”.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em meio a “efeito Felca”, deputados baianos apresentam PLs na AL-BA contra exploração infantil na internet

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) tornou-se um palco em resposta às alarmantes denúncias do influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca. Seu...

Após caso Kauê Furquim, Corinthians corta relações com Bahia e Grupo City: “Apelaremos à CBF e Fifa”

Em uma decisão impactante, o Corinthians anunciou o rompimento das suas relações institucionais com o Esporte Clube Bahia e o City Football Group....