Uma queda global nos sistemas de computação em nuvem está afetando a comunicação pela internet em diversos pontos do mundo hoje, sexta-feira (19/7). Vários setores, incluindo transporte, saúde, finanças, telecomunicações e mídia foram impactados. Até o momento, não há relatos de problemas técnicos no Brasil.
O problema de tecnologia da informação começou a ser identificado nos Estados Unidos, onde várias companhias aéreas cancelaram todos os voos, e se espalhou por outros continentes. Empresas como Air France, KLM, Eurowings e Ryanair foram forçadas a suspender suas operações. A Lufthansa teria sido afetada apenas de forma leve.
Hoje, usuários da Apple e Microsoft ao redor do mundo foram afetados por uma interrupção técnica. De acordo com o Downdetector, noite anterior houve um aumento repentino de incidentes em sites que utilizam aplicativos da Microsoft.
A Crowdstrike, uma empresa global de cibersegurança, emitiu um alerta aos clientes informando que seu software Falcon Sensor estava causando falhas totais no sistema operacional Microsoft Windows, resultando na temida “tela azul da morte”. O alerta continha instruções para contornar a falha manualmente, conforme reportado pela agência de notícias Reuters.
A causa exata das falhas ainda não foi esclarecida. A Microsoft Azure, plataforma de gerenciamento de aplicativos e serviços, está investigando e trabalhando para solucionar o problema. Autoridades do governo britânico descartaram a possibilidade de estar lidando com um ciberataque.
No aeroporto de Berlim (BER), na Alemanha, os voos estão sendo gradualmente retomados após as panes. Na Espanha, as falhas afetaram os sistemas da estatal Aena e a administração dos aeroportos, resultando em atrasos.
Na Austrália, uma grande interrupção técnica impactou várias empresas, conforme relatado pelo departamento nacional de cibersegurança. No Reino Unido, a rede ferroviária e a emissora Sky News também sofreram interrupções, assim como diversos canais de TV na França.
Falhas em tecnologia da informação podem paralisar um grande número de empresas simultaneamente, especialmente quando um único software é adotado em todo um setor. Em 2021, um ciberataque à operadora americana de TI Kaseya afetou até mesmo a Suécia, levando a cadeia de supermercados Coop a fechar quase todas as suas filiais.
A Microsoft Azure está investigando e trabalhando para resolver as falhas. As autoridades britânicas afirmaram que os distúrbios não estão sendo tratados como um ciberataque. Saiba mais na agência de notícias DW, parceira do Metrópoles.
Comentários Facebook