A Associação de Pequenos Produtores da comunidade Taquari, localizada no município de Alcobaça, Sul da Bahia, inaugurou, no dia 5 de julho, a farinheira comunitária construída em parceria com a Suzano, empresa que é referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto. A inauguração aconteceu durante as comemorações dos 23 anos da associação e contou com a participação de representantes da empresa e da comunidade local.
O imóvel tem 40 metros quadrados e conta com espaço para o processamento da mandioca, área de secagem, além de ser equipada com ralador, prensa, forno e outros equipamentos. A estrutura tem conceito sustentável, dando destinação adequada a todos os resíduos. As sobras são utilizadas na produção de ração animal, adubo orgânico e fertilizante, gerando economia para a comunidade.
“A produção de farinha é tradicional na comunidade, uma cultura mantida principalmente entre as mulheres. A farinheira é fundamental para fazer o processamento da mandioca em uma escala comercial, o que vai auxiliar muito no aumento da renda das famílias. Estamos muito felizes com essa conquista”, afirma a presidente da associação, Jocicleia de Freitas Miranda, acrescentando que a comunidade tem cerca de 1.500 moradores.
A farinheira recebeu o nome de Dinalva Oliveira Costa, em homenagem a uma moradora, falecida há 7 anos, pioneira na produção de farinha e muito querida na localidade. Durante a cerimônia de inauguração, as chaves do imóvel foram entregues à agricultora Zildeir Pereira de Oliveira, eleita a administradora da farinheira. “Para fazer o processamento da mandioca, nós precisávamos caminhar por 10 quilômetros até a farinheira mais próxima. Por muitos anos tentamos apoio para a construção deste imóvel, e agora, com a ajuda da Suzano, conseguimos realizar esse sonho”, comemora Zildeir.
O analista de Relacionamento Social da Suzano, Elton Ray Silva Santiago, esclarece que a empresa é parceira da comunidade há vários anos, com apoio na aquisição de ferramentas, equipamentos e veículos agrícolas que são utilizados pela associação, além de projetos de capacitação e orientação sobre a gestão da associação. Ele acrescenta que a Suzano busca fortalecer o relacionamento com a comunidade e construir, de forma participativa, soluções para geração de trabalho e renda.
“Nossos projetos com comunidades vizinhas buscam a geração de renda e a melhoria da educação, possibilitando empoderamento, qualidade de vida e autonomia financeira às pessoas. Queremos contribuir para a diminuição da pobreza e buscamos um relacionamento saudável e diálogo aberto com as comunidades”, afirma Elton.
A inauguração contou também com a presença da analista de Relações Corporativas da Suzano, Mônika Campagnaro Massuco; do supervisor de Operações Florestais, Luis Batista Marques; do vereador Erico Miranda; além da presença massiva de moradores locais.
Comentários Facebook