Força Nacional atuará em áreas indígenas de Roraima e Rio Grande do Sul

Publicado:

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou, nesta segunda-feira (15/7), o uso da Força Nacional de Segurança Pública nos municípios de Boa Vista e de Pacaraima, no estado de Roraima e na região da Terra Indígena Cacique Doble e Passo Grande do Rio Forquilha, no estado do Rio Grande do Sul. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União e deverão ter vigência por 90 dias, a partir desta segunda-feira.

  • Força Nacional amplia atuação no RS para fazer segurança em abrigos

Em Roraima, a Portaria 719 atuará nos municípios de fronteira com a Venezuela “em apoio aos órgãos de segurança pública do Estado, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”. Desde de 2018, o uso da Força Nacional em Pacaraima é renovado, devido ao crescente número de imigrantes venezuelanos fugidos da crise política e econômica na Venezuela. 

  • Um ano depois, ajuda aos ianomâmis ainda apresenta precariedades

No Rio Grande do Sul, a Portaria 720 estabelece o emprego da Força Nacional em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) junto aos órgãos de segurança pública gaúchos nas regiões de Terras Indígenas Cacique Doble. Desde de 2022, a região é palco de violenta disputa entre grupos indígenas rivais que lutam pela liderança da área. 

  • Lula reforça apoio para a Venezuela voltar ao Mercosul

A Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação entre os estados e a União que, desde de 2004, presta apoio aos órgão de segurança federais e estaduais. O Ministério da Justiça e Segurança Pública informa que não se trata de um órgão federal, mas uma alternativa de restauração da ordem pública, onde os estados ainda têm o poder de gestores.

“A Força Nacional de Segurança Pública representa uma alternativa viável, concreta e eficaz de prevenção, preservação e restauração da ordem pública, proporcionando à sociedade em geral a sensação de segurança, constituindo-se um esforço conjunto dos estados e da União, através do princípio de Cooperação Federativa”.

*Estagiária sob supervisão de Talita de Souza

Saiba Mais

  • 1 rj 38899261 Brasil Influenciador é procurado por matar homem na noite do casamento
  • covid ainda vida com vacina 35136342 Brasil Brasil sai da lista de 20 países com mais crianças não imunizadas
  • batida de frente entre carreta e onibus mata uma pessoa e fecha br 116 38899618 Brasil Acidente entre carreta e ônibus mata duas pessoas e deixa 21 feridos
  • arma de fogo pixabay 27607872 33635834 Brasil Pai é preso após menina de 9 anos morrer com tiro acidental
  • chander r atfa8ndgpka unsplash 38906993 Brasil 15 de julho: O que é comemorado no Dia do Homem?
  • aeroporto 2 38907034 Brasil Aeroporto de Porto Alegre retoma serviços parcialmente

 » Read More

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia apreende fuzil AK-47 e pistola 9 mm que podem ter sido usadas em execução no Aeroporto de Guarulhos

Uma operação da Polícia Militar de São Paulo resultou na apreensão de um fuzil AK-47 e uma pistola 9 mm, armamentos que podem estar...

Quem é o delator do PCC que foi assassinado no Aeroporto de Guarulhos

Antonio Vinicius Lopes Gritzbach, um empresário que se tornou delator em uma investigação sobre lavagem de dinheiro ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC),...