Foto do desembargador Nilson Soares Castelo Branco é a 52º a ocupar a galeria de ex-presidentes do TJ-BA

Publicado:

“Busco a cada dia deixar um legado como o seu, aqui, no nosso Tribunal”, disse a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, olhando carinhosamente o homenageado. 

 

A aposição da foto do desembargador Nilson Soares Castelo Branco, na Galeria de Ex-Presidentes do TJ-BA, ocorreu nesta sexta-feira (7), no Átrio da Corte. A cerimônia, que reuniu familiares, magistrados, advogados, assessores e amigos do desembargador, marcou o encerramento do ciclo da sua gestão (fev.2022 a fev.2024). Ele é o 52º a integrar a Galeria.  

 

HOMENAGENS  

 

Em seu discurso, a presidente Cynthia Resende elogiou a integridade do homenageado e rememorou aspectos marcantes da gestão dele. “Vínhamos de uma pandemia, com servidores e magistrados desmotivados e, em dois anos, Vossa Excelência levantou este Tribunal e motivou a todos”, frisou. Ela destacou o que considera como maior legado deixado pelo desembargador Nilson Castelo Branco, ou seja, “é a imagem de seriedade que o Tribunal deve ter. Vossa Excelência foi imprescindível nesse resgate”, disse, reiterando a relação de amizade e gratidão que nutre com o magistrado. 

 

“Muitas foram as realizações registradas nos Anais deste tribunal, mas penso que a grande lição foi a sua postura democrática. Um espírito aberto ao diálogo”, disse o presidente da Comissão de Memórias do TJ-BA, desembargador Cássio Miranda, ao falar sobre o ex-presidente da Corte. E, de forma contundente, ele frisou: “É nosso dever e nossa salvação sermos gratos ao desembargador Nilson Castelo Branco por tudo que ele fez pelo nosso Tribunal e ainda haverá de fazer”. 

 

AGRADECIMENTO 

Ao discursar para os presentes, o desembargador Nilson Soares expressou gratidão pelas homenagens e falou da sua sucessora. “Minha querida presidente iniciou sua gestão com eficiência, com perspectiva de alcançar o Prêmio Diamante junto ao Conselho Nacional de Justiça”, disse, em tom de esperança. De forma similar, demonstrou felicidade pelo tribunal mais antigo das américas ser presidido por uma mulher e falou sobre a presença feminina no poder.  “É fato que o equilíbrio de gênero no Tribunal Pleno cada vez mais avança, entretanto precisamos, como reparação histórica, que mais mulheres se façam mais presentes naquela Galeria”. 

 

O magistrado falou do orgulho de ter a própria foto “ao lado de eminentes desembargadores que fizeram história”, ao passo que agradecia a magistrados, secretários, servidores e terceirizados, que colaboraram durante sua gestão.

 

De forma similar, demonstrou gratidão à Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB); à Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA); à Defensoria Pública; ao Ministério Público; aos advogados; e aos familiares. “Agradeço à minha família, representada pela minha mulher, Suzane Faillace Castelo Branco, que soube comemorar os momentos de felicidade e alegria durante o meu exercício como presidente”.  

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bahia concentra 9 das 10 cidades mais frias do Nordeste; Vitória da Conquista registra 8,9 ºC

Nos últimos dias, a Bahia se destacou como a campeã das baixas temperaturas no Nordeste, segundo informações recentes do Instituto Nacional de Meteorologia...

Polícia Ambiental resgata 48 aves silvestres comercializadas ilegalmente em Camaçari

Neste último domingo, um desfecho surpreendente ocorreu na feira popular de Camaçari, quando a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) resgatou...

Éden Valadares é eleito para a Direção Nacional do PT

No vibrante cenário político brasileiro, um novo capítulo se inicia com a recente eleição de Éden Valadares para a Direção Nacional do Partido...