A líder do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Gleisi Hoffmann (PR), posicionou-se contra a recente onda de memes que têm como alvo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Após alguns dias de silêncio desde que as redes sociais foram bombardeadas com memes que tentam associar Haddad à criação de impostos e taxas, os membros do PT resolveram agir.
De acordo com Gleisi Hoffmann, os memes dirigidos ao ministro da Fazenda não seriam simples brincadeiras, mas sim desinformação pura. A presidente do PT acredita que as críticas a Haddad visam desmerecer o sucesso do terceiro mandato do presidente Lula.
“Os ataques mentirosos contra o ministro Haddad são mais um sinal de que a economia do país está melhorando, o que gera apreensão na oposição”, declarou Gleisi.
“A arrecadação está em alta por duas razões: o crescente aquecimento da atividade econômica e a atuação firme da Fazenda para corrigir distorções no cálculo de impostos. Seguiremos adiante, incomodando aqueles que torcem contra o Brasil”, completou a líder do PT.
Apesar da crítica de Gleisi Hoffmann aos críticos do governo, os posts que estão viralizando nas redes sociais, de acordo com empresas que monitoram a internet, estão sendo difundidos por perfis tanto de direita quanto de esquerda.
Por sua vez, o alvo dos memes, o ministro Fernando Haddad, tem demonstrado indiferença às postagens nas redes sociais. Em conversas com seus aliados, o ministro afirmou estar focado em garantir o sucesso do projeto político do governo Lula.
A Secretaria de Comunicação da Presidência da República ainda não se pronunciou sobre a onda de memes. As postagens que têm ganhado destaque nos últimos dias consistem principalmente em paródias de superproduções cinematográficas que utilizam o rosto do ministro e o apelidam, por exemplo, de “Taxad”.
Diversos trocadilhos são utilizados nos memes para criticar Fernando Haddad, como “Zé do Taxão”, “MadTax”, “Rombocop”, “Taxman”, entre outros. As brincadeiras se multiplicam em diversos tipos de postagens, compartilhamentos e envios de mensagens.
A tentativa de retratar o chefe da equipe econômica como alguém interessado apenas em aumentar os impostos e taxas levou a brincadeira até Nova York. Um meme que mostra o ministro em um cartaz de filme foi exibido na Times Square, um dos locais mais famosos da cidade.
O meme, que o identifica como “Taxa Humana” em uma paródia do filme Tocha Humana, foi divulgado por um estudante brasileiro, Hugo Montan, de 19 anos. Em entrevista ao site Poder360, o jovem afirmou ter agido sozinho, gastando US$ 45 para exibir o meme na tela, e chegou a temer possíveis consequências após a repercussão de sua ação.
Comentários Facebook