No emocionante jogo de estreia do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Paris, a seleção argentina, liderada por Javier Mascherano, parecia ter conquistado um empate heroico. Marrocos abriu o placar nos acréscimos do primeiro tempo, com Rahimi finalizando após um cruzamento de El Khannouss. Logo no início da segunda etapa, o atacante marroquino marcou novamente, convertendo um pênalti sofrido por Akhomach. A Argentina reagiu aos 22 minutos do segundo tempo, com Simeone diminuindo a diferença após um cruzamento de Soler. No último minuto do jogo, em meio a 15 minutos de acréscimos, Medina empatou para a Argentina, aproveitando um rebote após duas bolas no travessão marroquino. Porém, a torcida marroquina invadiu o campo, gerando confusão e impedindo o uso do VAR imediatamente. Após quase duas horas, a organização anulou o gol de empate. Com o estádio vazio, o jogo foi reiniciado e finalizado, com o resultado final de Marrocos 2 x 1 Argentina.
O confronto ocorreu no estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Étienne, nesta quarta-feira (24), marcando um dos primeiros jogos das Olimpíadas, juntamente com Espanha 2 x 1 Uzbequistão. Antes da partida, o hino argentino foi vaiado pela torcida marroquina, majoritária no estádio devido à diáspora do país africano na França e à proximidade geográfica entre os dois países. A reação negativa pode ter sido influenciada por uma controvérsia envolvendo o jogador argentino Enzo Fernández, que publicou um vídeo com conteúdo racista e homofóbico destinado a jogadores franceses. Após o gol argentino no final do jogo, torcedores de Marrocos invadiram o campo quando o árbitro encerrou a partida imediatamente.
Na próxima rodada, a Argentina enfrentará o Iraque e Marrocos jogará contra a Ucrânia, ambos os confrontos agendados para sábado (27). O torneio de futebol masculino nas Olimpíadas reúne 16 seleções sub-23, com a possibilidade de inscrever três jogadores acima dessa faixa etária. A Argentina busca acrescentar mais títulos à sua história, após vencer a Copa do Mundo de 2022 e a Copa América de 2024. A seleção alviceleste já conquistou o ouro olímpico em Atenas-2004 e Pequim-2008. O Brasil, atual bicampeão olímpico, não se classificou para os Jogos de Paris.
Por Felipe Cerqueira
*Artigo produzido com o auxílio de Inteligência Artificial
Comentários Facebook