O Google anunciou na segunda-feira, dia 22, que decidiu mudar seus planos em relação à eliminação dos cookies de terceiros no navegador Chrome. Agora, em vez disso, os usuários precisarão concordar previamente com a manipulação de seus dados por websites desconhecidos.
Os cookies de terceiros consistem em informações pessoais geradas a partir de visitas a um site, mas que são repassadas para terceiros que podem lucrar com esses dados. Essas informações funcionam como rastros deixados na internet, incluindo histórico de navegação, cliques e perfil demográfico. Eles possibilitam que as marcas compreendam os hábitos de consumo de seus clientes e assim consigam criar e direcionar anúncios de maior interesse para o usuário.
Nos últimos anos, muitas empresas têm abandonado a prática de coleta de cookies de terceiros devido a violações de privacidade. Anunciantes mostraram-se contrários, alegando prejuízos em seus negócios.
Empresas como a Apple (desenvolvedora do navegador Safari) e a Mozilla (responsável pelo navegador Firefox) já anunciaram mudanças em suas políticas de privacidade de dados.
O Google havia declarado em 2020 sua intenção de deixar de usar cookies de terceiros no principal navegador do mercado, com um prazo estipulado para 2022. Entretanto, a empresa tem adiado essa decisão e, mais recentemente, postergou o fim da prática para 2025.
O Google tentou desenvolver alternativas aos cookies de terceiros em seus serviços, porém, de acordo com a empresa, essas soluções mostraram-se ineficazes.
Agora, a companhia afirma estar em discussão com órgãos reguladores em busca de uma solução que atenda ao mercado de forma satisfatória.
“Será necessário um esforço significativo de diversos agentes do mercado e terá impacto sobre os publishers, anunciantes e todos os envolvidos na publicidade digital”, afirmou Anthony Chavez, vice-presidente do Privacy Sandbox do Google, no comunicado divulgado pela empresa na segunda-feira.
“Ao invés de eliminar os cookies de terceiros, estamos considerando introduzir uma nova experiência no Chrome que permitirá às pessoas fazer uma escolha informada que se aplicará a toda a sua navegação na web, e elas poderão ajustar essa escolha a qualquer momento”, complementou.
Comentários Facebook