Inspirada nos Jogos Olímpicos que ocorrerão em Paris em 2024, a Fundação Hemoba lançou, na quinta-feira (25), às 11h, no Hemocentro Coordenador em Salvador, a campanha “Olimpíadas da Doação”. O objetivo é conscientizar e mobilizar os habitantes da Bahia sobre a importância de doar sangue e abastecer os estoques, que estão em nível crítico, especialmente para os tipos sanguíneos B+, B-, O+ e O-.
A embaixadora da campanha, Adriana Araújo, estará presente. Ela foi a primeira mulher do Brasil a conquistar uma medalha olímpica no boxe, nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Além disso, conquistou ouro no II Torneio Internacional de Mulheres, no Cazaquistão, em 2011, foi sete vezes campeã Pan-Americana (2005, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012) e ganhou ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2010, na Colômbia.
A campanha, que conta com o apoio da Sudesb (Superintendência dos Desportos da Bahia), destaca as modalidades de doação de sangue, plaquetas e medula, com o mote “Escolha a sua e salve vidas”.
Para facilitar o acesso dos voluntários à doação de sangue, as unidades móveis de coleta (hemóvel) estarão em locais de grande circulação em Salvador e Região Metropolitana. De 24 a 27/07, o hemóvel estará no Parque Shopping Bahia (Lauro de Freitas); até 26/07 e de 29 a 03/08, no Salvador Shopping; em 27/07, na Igreja Batista Sião, em Campo Grande; e de 30/07 a 03/08, no Shopping da Bahia.
Em Salvador, as unidades fixas, como o Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba) e outros hospitais, seguem horários específicos de funcionamento. Além disso, há 21 unidades de coleta no interior. Para informações sobre horários de atendimento, consulte o site da Hemoba.
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados pelos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já o fizeram anteriormente. No dia da doação, o voluntário não deve estar em jejum, não pode ter consumido álcool nas últimas 12 horas nem ter fumado nas últimas duas horas. Além disso, é recomendável evitar alimentos gordurosos nas últimas 4 horas antes da doação.
O cadastro para doação de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma pequena amostra de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar saudável, sem doenças infecciosas, incapacitantes, neoplásicas ou hematológicas. Os dados serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).
Comentários Facebook