Uma reviravolta na política de Juazeiro está agitando a base governista em meio às eleições municipais deste ano. Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, o pré-candidato do PT e ex-prefeito da cidade, Isaac Carvalho, teria chegado a um acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para um acordo de “não persecução cível”.
Detalhes da negociação revelam que representantes do MP-BA inicialmente resistiram à confirmação do acordo, mas acabaram cedendo após Isaac acionar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Com certa pressão, o acordo foi firmado, permitindo a candidatura de Isaac na cidade. O senador Jaques Wagner (PT) também teria atuado como um dos intermediadores nesse diálogo com o MP.
Isaac Carvalho era considerado o favorito para concorrer como candidato único da base formada pelo PT, PCdoB e PV. Apesar do apoio entusiasta do PT à sua candidatura, outros nomes dentro da base também se colocaram como pré-candidatos, como os deputados estaduais Zó do Sertão (PCdoB) e Roberto Carlos (PV), assim como os pré-candidatos fora da base, como Andrei da Caixa (MDB) e Joseph Bandeira (PSB).
Especialistas consultados pela reportagem afirmam que a celebração do acordo de não persecução cível é uma possibilidade, mas sua aplicação ao caso poderia ser desafiadora devido ao tempo previsto pela legislação para sua execução, que demandaria pelo menos sessenta dias.
Internamente, há descontentamento em relação à persistência do PT em torno da candidatura de Isaac Carvalho, cuja inelegibilidade foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última quinta-feira. Mesmo com outras candidaturas da base em jogo, como as de Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PV), o PT optou por enfatizar a candidatura de Isaac, ignorando outras possibilidades, o que gerou críticas de aliados.
Um dos interlocutores destacou que o impasse em Juazeiro poderia ter sido evitado se uma solução tivesse sido buscada meses atrás, quando as dificuldades jurídicas de Isaac Carvalho já eram conhecidas. Agora, o cenário político na cidade pode mudar completamente.
Comentários Facebook