Mesmo diante da insistência de Isaac Carvalho, candidato do PT à prefeitura de Juazeiro, em manter sua candidatura, a situação do ex-prefeito da quinta maior cidade da Bahia permanece desfavorável perante a justiça eleitoral.
Na última terça-feira (16), ele enfrentou uma nova derrota no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que ratificou sua inelegibilidade. Nesta quinta-feira, a situação se repetiu, com a confirmação da inelegibilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao acessar a Certidão de Quitação Eleitoral do candidato no site do TSE, é evidente que ele possui pendências, não estando “quite” com a Justiça Eleitoral até a data de hoje (18). No documento, o motivo apontado é a “suspensão de direitos políticos (improbidade administrativa), impossibilitando o exercício do voto ou a regularização da situação eleitoral enquanto perdurar o impedimento”.
Isaac Carvalho era visto como o franco favorito para concorrer como candidato único da base formada pelo PT, PCdoB e PV. O PT apoia fortemente sua candidatura, mas dentro dessa base há outros nomes com pré-candidaturas estabelecidas, como os deputados estaduais Zó do Sertão (PCdoB) e Roberto Carlos (PV). Além disso, fora dessa base, ainda há os pré-candidatos Andrei da Caixa (MDB), considerado uma “novidade”, e Joseph Bandeira (PSB), ex-deputado federal e ex-prefeito do município.
Com um prazo muito reduzido para as convenções partidárias, que ocorrerão de 20 de julho a 05 de agosto, resta aguardar para saber qual nome será escolhido pelo governador Jerônimo Rodrigues para liderar o processo nesse importante município do norte do Estado, que conta com mais de 235 mil habitantes.
Comentários Facebook