O Brasil conseguiu uma vitória no badminton feminino pela primeira vez na história das Olimpíadas. Juliana Viana venceu Sin Yan Happy Lo, de Hong Kong, na segunda rodada da fase de grupos nesta segunda-feira, e tem potencial para avançar para as oitavas de final, com a necessidade de aguardar o resultado do último jogo do grupo. A atleta expressou: “Estou atônita. A ficha vai cair quando eu me acalmar mais. Estou muito emocionada e feliz por ter feito história.” A brasileira venceu por 2 sets a 0 em uma partida de 37 minutos, com parciais de 21/19 e 21/14. Com esse resultado, Juliana está em segundo lugar no Grupo D, que conta com três atletas, sendo apenas uma classificada para a próxima fase. Para garantir a vaga, é preciso que a tailandesa Supanida Kathetong seja derrotada pela adversária desta segunda-feira.
Além disso, é necessário uma combinação específica para que os critérios de desempate favoreçam Juliana, visto que todas as atletas do grupo teriam uma vitória. A definição da classificada acontecerá na terça-feira, às 14h30 (horário de Brasília). Na primeira rodada, a tailandesa venceu Juliana por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/19. A atleta nascida em Teresina comentou sobre sua estreia olímpica: “Ao entrar e ver o ginásio lotado, percebi que eram os Jogos Olímpicos, e fiquei bastante tensa.”
Juliana chegou a Paris como a primeira brasileira a vencer uma partida da modalidade em nível mundial. A atleta de 19 anos ocupa a 50ª posição no ranking internacional. No Grupo D das Olimpíadas de Paris, também estão a 16ª colocada (Supanida Kathetong) e a 47ª (Sin Yan Happy Lo). Juliana compartilhou: “Estou aproveitando bastante. Realmente vivi o espírito olímpico, dentro e fora da quadra. Percebi que é totalmente possível avançar para além da fase de grupos; não é algo tão complexo assim. Já estou pensando na Olimpíada de Los Angeles em 2028. Esse é o objetivo.”
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Keller
Comentários Facebook