Novas Diretrizes da Presidência Brasileira no G20
O ministro das Relações Exteriores e líder do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do G20, Mauro Vieira, compartilhou que a presidência brasileira no G20 está enfatizando a importância das políticas públicas como impulsionadoras essenciais para promover um desenvolvimento inclusivo e sustentável. Segundo Vieira, é crucial não apenas ampliar a capacidade de cooperação entre os Estados, mas também repensar o papel do Estado, capacitando-o para enfrentar desafios, crises e lidar com novas questões emergentes.
Vieira destacou o comprometimento da presidência brasileira do G20 em aprimorar a coordenação entre fontes de financiamento internacionais e as necessidades prioritárias dos países em desenvolvimento. Um exemplo é a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que integrará políticas domésticas bem-sucedidas de países em desenvolvimento, como transferências de renda, programas alimentares escolares e apoio à agricultura familiar.
Além disso, o chanceler ressaltou a importância de superar a visão do Estado como um simples prestador de serviços eficiente, buscando recuperar seu papel de articulador entre diferentes setores da sociedade. Durante o evento State of the Futures, que aconteceu paralelamente à reunião ministerial do Desenvolvimento do G20 no Rio de Janeiro, Vieira ressaltou que os países enfrentam crises interligadas que exigem maior cooperação internacional.
Dentre os desafios urgentes mencionados pelo ministro estão a fome, a pobreza, as desigualdades, os conflitos armados e seus impactos humanitários, assim como a instabilidade econômica e climática. Para o Brasil, é crucial colocar a temática do desenvolvimento no cerne da agenda internacional, buscando novas formas de cooperação entre os Estados e reforçando o papel do Estado no enfrentamento desses desafios.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Comentários Facebook