Cariúcha passou por uma recente cirurgia na qual retirou 17 miomas, uma intervenção delicada e urgente após meses vivendo à base de antibiótico e anti-inflamatório, além da menstruação contínua. O procedimento importante foi feito pelos médicos Silvia Haick e Fabrício Haick.
“Ela passou por uma operação para retirada de 17 miomas do útero em 21 de junho, tendo recebido alta hospitalar três dias depois, em 24 de junho”, contou Silvia. “Por mais que os miomas sejam um tipo de tumor benigno, é sempre necessário ter um acompanhamento para entender o grau da situação e intervir da melhor maneira. No caso da Cariúcha, a cirurgia era a melhor opção”, explicou a médica.
Mioma uterino ou leiomioma uterino se forma no tecido muscular do útero de mulheres em idade reprodutiva. Eles são relativamente comuns e, na maioria dos casos, não provocam sintomas. Porém, algumas mulheres podem relatar sinais, como cólica intensa no período menstrual, sangramento abundante ou dificuldade para engravidar, dependendo da localização do tumor.
3 imagensFechar modal.1 de 3Cariúcha e os médicos Silvia Haick e Fabrício Haick
Reprodução2 de 3
3 de 3Ela removeu 17 miomas, sendo um deles maior do que o próprio útero
Divulgação “Quando a mulher sente tais indícios, ela deve procurar orientação com um médico ginecologista para verificar o melhor tratamento. Podendo ser recomendado o uso de remédios para aliviar os sintomas, cirurgia para retirada dos miomas ou até a retirada do útero, quando necessário”, ressaltou Fabrício.
No caso de Cariúcha, ela apresentava os miomas há seis anos, porém, os médicos não apontavam a necessidade de uma cirurgia até que as dores se intensificaram. “Nos exames prévios, descobrimos 7 miomas. Na cirurgia encontramos 17. Um deles media 13 centímetros. Outros dois chamavam atenção, com dez e oito centímetros cada”, contou a dupla de médicos.
“Eu prolonguei [o tempo de espera para operar] porque, a gente que é autônoma, não pode parar. E, como eu confiei nas palavras dos médicos, que era só o mioma normal de mulher ter, devido à menstruação, eu fui deixando, mas o mioma, ele não é simples, como muita gente fala”, disse Cariúcha.
Agora em recuperação, a apresentadora do Fofocalizando, do SBT, retorna ao programa na próxima segunda-feira (8/7). “Sou eternamente grata pela doutora Silvia e pelo doutor Fabrício. Eles salvaram a minha vida, salvaram o meu útero! Apesar de uma maior dificuldade, eu ainda posso engravidar e seguir normalmente com a minha vida”, declarou.
Comentários Facebook