O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos relatou, hoje, que o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional foram alvo de um “incidente de segurança cibernética” na última segunda-feira.
O sistema afetado desempenha um papel fundamental no fluxo dos processos administrativos eletrônicos de nove ministérios e dois órgãos federais. De acordo com informações do G1, a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foram acionadas para investigar as origens do incidente e averiguar se houve algum tipo de ataque hacker.
Em comunicado oficial, o Ministério da Gestão afirmou ter informado a Polícia Federal e a Abin sobre o ocorrido, que, segundo a pasta, se concentrou no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão, responsável por atender nove ministérios e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional.
A instituição ressaltou que não houve perda de informações ou dados governamentais, assegurando que os serviços disponibilizados aos cidadãos por meio do portal gov.br não foram afetados. “Até o momento, não foi identificada nenhuma perda de dados ou informações. Não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR”, complementou o Ministério.
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), inicialmente desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), representa uma ferramenta crucial para a gestão de documentos e processos eletrônicos, com o propósito de aprimorar a eficiência administrativa.
Comentários Facebook