Nesta quarta-feira (17), perdemos um ícone da música baiana, Expedito Machado De Carvalho, mais conhecido como Dito, da renomada dupla ‘Tom e Dito’, ao lado de Antonio Carlos dos Santos Pereira.
A triste notícia do falecimento do artista foi confirmada por amigos próximos a Dito em declarações ao Bahia Notícias. Segundo fontes da publicação, o músico veio a óbito em sua residência após sofrer uma queda no banheiro. Dito vivia sozinho em um apartamento localizado na região da Pituba. O talentoso músico não era casado e não deixa filhos. Ainda não há informações sobre o velório do artista.
Dito ficou imortalizado como responsável por grandes sucessos da música baiana e brasileira. Ele contribuiu como compositor em um dos maiores hits da carreira de Dudu Nobre, ‘A Grande Família’, tema do famoso seriado de televisão da Globo.
Em seu impressionante repertório de mais de 440 obras musicais registradas no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, destacam-se sucessos do grupo É O Tchan, como ‘Dança da Cordinha’, ‘Bambolê’ e ‘A Nova Loira do Tchan’.
Ao lado de Tom, Dito se consolidou como um dos nomes mais requisitados na composição de sambas e sambalanços na Bahia durante a década de 1970. A primeira produção da dupla de compositores baianos, Antonio Carlos e Jocafi, foi o disco de estreia dos artistas.
Em 1974, Tom e Dito lançaram seu primeiro LP, intitulado “Se mandar mimbora eu fico”, pela gravadora Som Livre. Juntos, lançaram seis trabalhos até decidirem, nos anos 1980, seguir caminhos artísticos distintos em carreiras solo.
Comentários Facebook