Motim em Franco da Rocha começou na cozinha

Publicado:

Franco da Rocha, São Paulo – A rebelião no presídio Franco da Rocha I, que ocorreu neste sábado (20/7), teve suas origens em um conflito interno relacionado à cozinha da penitenciária, que se recusou a fornecer as refeições. De acordo com apurações do Metrópoles, após uma discussão entre detentos e agentes penitenciários, a situação foi se agravando.

Aproximadamente 60 visitantes aguardavam informações do lado de fora, enquanto alguns conseguiram sair das áreas não afetadas pela revolta. Até o momento, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.

No decorrer do distúrbio, os detentos escreveram diversos cartazes com mensagens como “Abaixo a repressão. Fora a atual diretoria” e os espalharam pelo pátio. Até o momento, a situação está sob controle.

A Polícia Militar também foi acionada e se dirigiu ao presídio, mas não adentrou a unidade. Cartazes escritos pelos detentos, com frases como “Abaixo a repressão. Fora a atual diretoria”, foram encontrados espalhados no pátio.

No início da tarde, equipes do Grupo de Intervenção Rápida da Secretaria da Administração Penitenciária (GIR) foram enviadas à unidade e dispararam balas de borracha contra os detentos que se renderam. Procurada, a Secretaria de Segurança Pública explicou que a Polícia Militar não precisou intervir diretamente no presídio, pois o controle foi realizado internamente pelo GIR.

Quem são os dirigentes envolvidos

Marcello Streifinger, Coronel da Polícia Militar, ocupou diversos cargos na instituição, como Chefe do Centro de Operações da Polícia Militar, Comandante de Policiamento de Área e de Batalhão de Choque, além de ter atuado como Juiz Militar em Conselhos de Justiça. Ele também lecionou nas áreas de direito penal e direito penal militar em instituições como a Academia de Polícia Militar do Barro Branco e na Escola Paulista de Direito.

O Secretário de Estado da Administração Penitenciária, natural da cidade de São Paulo, possui formação em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, Direito e Administração, além de especialização em Direito Penal. Ele é Bacharel, Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tendo se graduado também em Direito e Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo.

O secretário executivo da SAP é o Coronel PM Marco Antônio Severo Silva, nascido em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Ele está na SAP desde 2019, quando ingressou como Assessor Técnico do Gabinete do então Secretário Coronel PM Nivaldo Restivo. Anteriormente, Severo atuou como diretor do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, Comandante do Comando de Aviação Policial, além de Chefe da Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa e do Centro de Inteligência da Polícia Militar. Além de possuir Mestrado e Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ele é Pós-Graduado em Política e Estratégia pela Universidade de São Paulo e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Como é Franco da Rocha 1

– Data: 19/jul
– Capacidade: 914
– População: 1398
– APP
– Capacidade: 108
– População: 80
– Área construída: 6017,05 m²
– Inauguração: 01/09/1998
– Regime: fechado e semiaberto

Antes da pandemia, o prédio abrigava mulheres. Em 2021, o sindicato denunciou que a cadeia tinha sérios problemas estruturais que poderiam resultar em desabamento.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juiz com suspeita de embriaguez atropela e mata ciclista enquanto dirigia com mulher nua no colo

Na madrugada de sábado (26), a ciclista Thais Bonatti, de 30 anos, faleceu na Santa Casa de Araçatuba, vítima de um atropelamento ocorrido...

Opinião: Anuário de Segurança Pública expõe, mais uma vez, maior calo do petismo na Bahia

Os dados alarmantes do Anuário de Segurança Pública reafirmam a crise vivida pelos baianos: um aumento consistente nas mortes violentas, ações policiais fatais...

Homem com 18 passagens é preso pela 19ª vez ao furtar chocolates no DF

Em uma manhã agitada na Asa Norte, Brasília, um homem, já conhecido pelo seu extenso histórico criminal, foi preso em flagrante ao tentar...