Nos Estados Unidos, a companhia aérea Delta Airlines enfrenta a quarta jornada consecutiva de cancelamentos de voos devido a uma falha cibernética. A empresa ainda está lidando com as interrupções causadas pelo erro na atualização do software da CrowdStrike. Somente nesta segunda-feira, 22, a Delta cancelou 11% dos voos programados e atrasou outros, totalizando cerca de 4 mil voos cancelados desde sexta-feira (19). De acordo com a FlightAware, 421 voos da Delta foram cancelados e 67 estão atrasados hoje, somando-se aos 3.768 voos anteriormente cancelados.
Enquanto a Delta enfrenta desafios, suas concorrentes não estão passando pela mesma situação. Segundo a FlightAware, a American Airlines teve 30 voos cancelados e 54 atrasados, enquanto a United Airlines teve apenas seis voos cancelados e 28 atrasados, ambos números inferiores aos da Delta Airlines.
O CEO da Delta, Ed Bastion, mencionou que a falha tecnológica ocorreu durante um fim de semana de viagens movimentado no verão. Ele destacou que a Delta possui diversos aplicativos que utilizam o Microsoft Windows e que uma das ferramentas relacionadas ao rastreamento de tripulações foi afetada, causando dificuldades no processamento de alterações decorrentes do desligamento do sistema. Bastion ressaltou que equipes estão trabalhando incansavelmente para recuperar a funcionalidade completa.
Com a divulgação dos cancelamentos, as ações da Delta Airlines mostraram queda de 0,76% no pré-mercado em Nova Iorque às 8h40 (Horário de Brasília). As concorrentes American Airlines (-1,32%) e United Airlines (-0,69%) também operavam em terreno negativo.
Essa situação ressalta a importância da estabilidade e segurança dos sistemas de informação nas companhias aéreas, dada a alta dependência desse setor em tecnologias para operações cotidianas. Os impactos de uma falha cibernética em um grande player do mercado aéreo como a Delta Airlines destacam a necessidade de investimentos contínuos em proteção cibernética e na rápida resolução de problemas para minimizar os transtornos aos passageiros e ao mercado como um todo.
Os passageiros afetados pelos cancelamentos e atrasos certamente esperam uma resolução rápida para que suas viagens possam ser reagendadas e realizadas sem maiores contratempos. Enquanto isso, a Delta continuará trabalhando arduamente para restabelecer plenamente suas operações e minimizar os impactos dessa falha em sua reputação e desempenho no mercado aéreo.
Comentários Facebook