Nunes, Boulos e Datena empatam na disputa à Prefeitura de São Paulo, aponta Quaest

Publicado:

Nunes, Boulos e Datena estão em um empate técnico na corrida pela Prefeitura de São Paulo, de acordo com a pesquisa divulgada pela Quaest. Em um cenário envolvendo todos os candidatos, Nunes detém 20% das intenções de voto, enquanto Boulos e Datena estão com 19% cada. Pablo Marçal segue com 12%. Há 8% de indecisos e 9% que pretendem votar em branco ou nulo.

O atual prefeito, que busca a reeleição, lidera em todos os cenários de segundo turno pesquisados, enfrentando Boulos, Marçal e Tabata Amaral. A Quaest entrevistou 1.002 eleitores da capital paulista, com 16 anos ou mais, de quinta-feira (25) a domingo (28). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-06142/2024.

Em um cenário envolvendo todos os pré-candidatos, Tabata está em terceiro lugar com 5%, seguida por Kim Kataguiri e Marina Helena, ambos com 3%. Altino e Ricardo Senese obtiveram 1% cada. Fernando Fantauzzi e João Pimenta não pontuaram. Os resultados da pesquisa indicam estabilidade em relação ao levantamento realizado em junho. Nunes e Boulos tiveram uma queda de dois pontos percentuais, enquanto Datena e Marçal subiram dois pontos, dentro da margem de erro.

Em outra simulação sem Datena, o candidato do MDB alcança 24% das intenções de voto, enquanto o representante do PSOL chega a 22%. Marçal tem 15% e Tabata, 8%. Quando Kataguiri também é excluído das opções, Nunes alcança 26% e Boulos 23%.

Uma possível saída de dois pré-candidatos da disputa fez com que a simulação fosse realizada. Datena já declinou de concorrer a cargos públicos quatro vezes e, às vésperas de seu registro de candidatura, o partido União Brasil deve encerrar a candidatura de Kataguiri para apoiar o atual prefeito.

Em uma disputa com apenas quatro candidatos, Nunes lidera com 33%, seguido por Boulos com 24%, Tabata com 9% e Marina Helena com 8%. Neste cenário, 9% dos eleitores estão indecisos e 17% afirmaram votar em branco ou nulo. A pesquisa da Quaest também revela um alto número de indecisos na pesquisa espontânea, onde os candidatos não são apresentados ao eleitor.

Dentre os entrevistados na pesquisa espontânea, Boulos lidera com 9%, seguido por Nunes com 7%, Marçal com 4% e Datena com 3%. A Quaest também testou quatro cenários de segundo turno, e o candidato do MDB lidera em todos os confrontos que envolvem seu nome. Nunes supera Boulos por 45% a 32%, Marçal por 46% a 22% e Tabata por 47% a 26%. Em um último cenário, sem Nunes, Boulos e Marçal estão tecnicamente empatados, com 37% e 33%, respectivamente.

A pesquisa também perguntou aos eleitores se o atual prefeito merece ser reeleito, com 48% afirmando que sim e 46% discordando. Além disso, 51% dos paulistanos preferem um prefeito independente, enquanto 28% optariam por um aliado de Lula (PT) e 16% por um apoiador de Jair Bolsonaro (PL).

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tratamento brasileiro devolve movimento a pessoas com lesão na medula

Pesquisadores brasileiros apresentaram, na terça-feira (9/9), a polilaminina. Essa inovação, feita a partir de uma proteína extraída da placenta, promete restaurar lesões na...