Para se livrar de punição, Frias disse que “PF” era “prato feito”

Publicado:

O ex-secretário de Cultura, Mário Frias, argumentou diante da Comissão de Ética da Presidência que sua menção a “PF” não se referia à “Polícia Federal”, mas sim a “prato feito” ao alertar um opositor no Twitter: “Cuidado com PF”. Em abril, o comitê rejeitou essa explicação e aplicou a Frias uma censura ética, a penalidade mais rigorosa concedida a um ex-funcionário do governo federal.

No ano de 2020, o deputado estadual Flávio Serafini, do PSol do Rio de Janeiro, criticou o então secretário de Cultura do governo Bolsonaro no Twitter: “O ex-ator de Malhação e secretário de Cultura, Mário Frias, nomeado porque nenhum artista quis se associar a Bolsonaro, fez uma crítica profunda e contundente a Marcelo Adnet, diria até arrasadora. Chamou-o de bobão”. Frias, em resposta, disse: “Cuidado com PF”.

Na época, Frias foi alvo de piadas do humorista Marcelo Adnet após protagonizar uma campanha intitulada “Um povo heroico” em comemoração ao Dia da Independência, reagindo ao chamar Adnet de “crápula”.

A defesa de Mário Frias alegou: “A expressão ‘Cuidado com PF’ significava ‘cuidado com Prato Feito’, deixando claro que não estava insinuando o uso da força policial contra o parlamentar”.

O relator do caso na Comissão de Ética, conselheiro Edson Leonardo Dalescio, discordou do argumento de Frias, afirmando: “Entendo que o secretário estava ameaçando o parlamentar, advertindo sobre possível intervenção do órgão de investigação [Polícia Federal] sem justificação”. O comitê decidiu de forma unânime por punir Frias com uma censura ética, a mais severa aplicada a um ex-membro do governo. No entanto, na prática, isso não o impedirá de assumir novos cargos de confiança no governo federal.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PGR se manifesta por manter prisão preventiva do general Braga Netto

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionou, nesta terça-feira (29/7), a favor da manutenção da prisão preventiva do general Walter Souza Braga Netto....

Influenciadora baiana com histórico de furtos é presa por roubo em lojas de bolsas de luxo

A influenciadora Priscila Ruas Pedreira, popularmente conhecida como “Pri Ruas”, foi presa em uma operação no Shopping Paseo, em Salvador. As autoridades respondem...