Uma aliança política que parecia improvável tem se concretizado em diversas cidades do Brasil, às vésperas das eleições deste ano. O Partido Democrático Trabalhista (PDT), liderado por Ciro Gomes, está se unindo ao Partido Liberal (PL), do presidente Bolsonaro. Essa aproximação já está em andamento no Ceará e em Goiás.
No último final de semana, a presença de Ciro nos mesmos eventos e palanques que o presidente do PL, no Ceará, o deputado estadual Carmelo Neto, causou grande repercussão nas redes sociais. Ambos estão juntos apoiando os mesmos candidatos em cidades do Cariri cearense, com o objetivo principal de derrotar o partido dos trabalhadores (PT), que atualmente governa o estado.
Em Juazeiro do Norte, Ciro e Carmelo foram aclamados pela militância, no domingo (22/7), durante a convenção que oficializou o apoio à reeleição do atual prefeito da cidade, Gledson Bezerra (Podemos). A cena surpreendeu e gerou muitos comentários na internet, já que os dois líderes já se criticaram severamente no passado e agora estão lado a lado.
Além da união entre PDT e PL, o prefeito de Juazeiro conseguiu agregar ainda os apoios do PP, que indicará o vice na chapa, além de Novo, Cidadania, União Brasil, PSDB e Democracia Cristã. Juazeiro é a maior cidade do Cariri, com uma população acima de 286 mil habitantes.
3 imagens
A parceria de palanque entre o PDT e o PL não se limita apenas ao Ceará, estendendo-se também ao município de Crato. Ciro Gomes e Carmelo Neto unem forças para apoiar o candidato do União Brasil à prefeitura local, o médico Dr. Aloísio.
Durante o discurso na convenção realizada no último domingo, Ciro descreveu a ocasião como um “dia histórico” e criticou o governo petista do Ceará, mencionando: “O Ceará está sendo destruído pela incompetência, corrupção e autoritarismo. Existe uma tentativa de instaurar uma ditadura, privando as pessoas de escolherem suas candidaturas. Tudo está sendo armado para que o próximo ditador do Ceará não enfrente oposição, mas estou certo de que o Cariri se levantará.”
A distância física não impede a aproximação entre PDT e PL, que também ocorre na região metropolitana de Goiânia, em Goiás. Em Aparecida de Goiânia e Trindade, os dois partidos fecharam um acordo de apoio mútuo para fortalecer as candidaturas locais.
Enquanto em Aparecida de Goiânia o pré-candidato a prefeito é o deputado federal Professor Alcides (PL), em Trindade é o deputado estadual George Morais (PDT). Na primeira cidade, o PDT dará suporte à candidatura do PL e, na segunda, o PL apoiará a do PDT, estabelecendo uma troca de apoios.
A notícia da aliança foi anunciada no sábado (20/7) após uma semana de negociações entre os partidos. Em um vídeo, o anúncio foi feito por George Morais, sua esposa Flávia Morais, deputada federal pelo PDT, e pelo colega da Câmara, Professor Alcides.
George Morais, que é presidente do partido no estado, afirmou: “O PDT declarou apoio ao Professor Alcides. Juntos, sem dúvidas, caminharemos rumo à vitória em prol da vida, do Brasil, de Goiás e de Aparecida de Goiânia. Contamos com você, Professor Alcides.” A união entre os dois partidos gerou surpresa nas redes sociais e ocasionou diversos comentários críticos, sobretudo a frase: “Brizola deve estar se revirando no túmulo.”
Em uma cerimônia marcante, realizada na terça-feira (5/8), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu as boas-vindas aos novos ministros Floriano de Azevedo Marques...
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Comentários Facebook