Salvador recebe supernavio de 366 metros e inaugura rota logística com a Ásia

Publicado:

A cidade de Salvador recebeu, no dia 24 de quarta-feira, o impressionante MSC Orion, um supernavio com 366 metros de comprimento e 16 metros de calado. Com capacidade para transportar 15 mil contêineres, esta embarcação é a primeira do seu tipo a navegar pelas águas da Baía de Todos-os-Santos, marcando assim o início da rota logística direta entre a Bahia e o continente asiático.

 

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, acompanhou de perto a chegada do supernavio ao terminal de contêineres em Água de Meninos. A cidade toda se beneficiará com o lançamento desta nova rota logística.

 

“Este é um dia de grande importância para a economia de Salvador. Sabemos que a balança comercial brasileira é positiva e o quanto o universo da logística e exportação é fundamental para a geração de riqueza. Ter uma conexão direta com a Ásia, especialmente com a China, é essencial para ampliar esse setor”, destacou.

 

“Acreditamos firmemente que Salvador, com essa nova conexão, se tornará um ponto de grande exportação, inclusive com o oeste do estado e outras regiões produtivas não apenas da Bahia, mas de outros estados que atualmente não têm uma ligação no Nordeste desse tipo”, acrescentou.

 

A secretária também mencionou as ações municipais para impulsionar esse setor, desde a qualificação da mão de obra em programas como o ‘Treinar para Empregar’ até a concessão de incentivos fiscais para o desenvolvimento de novos polos logísticos.

 

O Porto de Salvador foi o segundo no Brasil a receber autorização da Capitania dos Portos da Bahia para operar navios de até 366 metros. A rota com a Ásia será regular, com saídas semanais, fortalecendo as relações não apenas com a China, mas também com os mercados de todo o Extremo Oriente.

 

“Estamos inseridos na rota dos maiores navios do mundo, evidenciando a posição de destaque que Salvador vem alcançando e que beneficia uma ampla cadeia de produtores e indústrias de diversos segmentos, dentro e fora da Bahia”, avalia Demir Lourenço, diretor executivo do Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador.

 

Dentre os principais setores de exportação que poderão se beneficiar dessa rota direta estão o algodão baiano, carne, frutas, celulose, químicos e petroquímicos. Nas importações, os segmentos de energia renovável, químicos e petroquímicos, automotivo, fertilizantes e eletroeletrônicos também se tornarão mais competitivos.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de ponto de acarajé é morto a tiros em Jequié; cidade registra 6 homicídios em quatro dias

Uma tragédia chocou Jequié na última quarta-feira (6), quando um jovem de 30 anos, conhecido como Marcus do Acarajé, perdeu a vida em...

Quatro familiares morrem em colisão entre carro e caminhonete no Extremo Oeste da Bahia

Na noite de quarta-feira (6), uma tragédia abalou a comunidade de Formosa do Rio Preto, no Extremo Oeste da Bahia. Quatro pessoas de...

Prefeitura de Itapetinga institui comissão permanente para conduzir apuração de processos administrativos e sindicâncias

A Prefeitura de Itapetinga, situada no coração do médio sudoeste baiano, deu um passo importante rumo à transparência e à responsabilização administrativa com...