SÃo PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Segundo informações contidas em seu atestado de óbito, a cantora Sinéad O’Connor faleceu em decorrência de uma condição de doença pulmonar obstrutiva e asma. Além disso, ela estava sendo tratada por uma infecção respiratória.
Previo a isso, as autoridades britânicas haviam anunciado que a cantora irlandesa teria falecido de causas naturais. O’Connor nos deixou em Londres aos 56 anos, em julho do ano passado.
Conhecida pelo sucesso “Nothing Compares 2 U”, Sinéad O’Connor compartilhou publicamente ao longo de sua carreira seus desafios relacionados à saúde mental, que se intensificaram nos últimos anos.
Nascida em Dublin em 1966, O’Connor lançou dez álbuns de estúdio. Além do hit que a levou ao reconhecimento internacional, “Nothing Compares 2 U”, ela também é conhecida por canções como “The Emperor’s New Clothes”, “Sacrifice” e “The Last Day of Our Acquaintance”.
Sua carreira musical decolou após conhecer Fachtna O’Ceallaigh, antigo agente do U2, e lançar seu primeiro álbum, “The Lion and the Cobra”, em 1987, que lhe rendeu uma indicação ao Grammy. Posteriormente, veio “I Do Not Want What I Haven’t Got”, que incluía o sucesso “Nothing Compares 2 U”, originalmente escrita por Prince.
A canção alcançou o topo das paradas em vários países e garantiu a Sinéad O’Connor um Grammy de melhor performance de música alternativa. Com o passar do tempo, ela lançou mais oito álbuns e foi reconhecida com outras indicações a prêmios, até gradativamente se afastar dos holofotes.
Além de seu sucesso musical, O’Connor também foi cercada por controvérsias ao longo de sua carreira. O incidente mais conhecido ocorreu em outubro de 1992, quando a cantora rasgou a foto do papa João Paulo 2º durante sua apresentação no “Saturday Night Live”, programa da NBC nos Estados Unidos.
Comentários Facebook