Solla alerta para déficit de servidores na Funasa e denuncia abandono da sede em Salvador

Publicado:

Extinta e recriada após a reforma ministerial no ano passado, a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) enfrenta problemas de falta de servidores ligados ao órgão executivo do Ministério da Saúde e abandono das sedes, principalmente em Salvador.

O deputado federal Jorge Solla (PT) destacou a gravidade da situação, uma vez que muitos trabalhadores realocados para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos antes da sua recriação, após a Medida Provisória aprovada no Senado em julho de 2023, ainda não retornaram ao seu local de origem, causando um déficit de funcionários na Funasa.

Para buscar uma solução para o problema da Funasa, Jorge Solla solicitou uma reunião com a direção nacional do órgão em Brasília e enviou um requerimento à Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, pedindo uma audiência pública para ampliar o debate sobre o assunto.

“Mesmo após sua recriação, não foram adotadas as medidas necessárias para restabelecer o corpo funcional da Funasa e garantir a retomada das operações. É fundamental revitalizar e reorganizar as ações dentro da missão institucional do órgão”, declarou o parlamentar.

Há rumores de que o prédio que abriga a sede da Funasa em Salvador está sendo alvo de especulação imobiliária por parte de empreiteiras interessadas no terreno onde o imóvel está localizado, no Corredor da Vitória. Existe uma mobilização para que o prédio histórico seja desocupado para dar lugar a outro empreendimento no local, construído em um terreno com grande área verde e de frente para o mar da Baía de Todos os Santos.

Solla se encontrou na sexta-feira (19) com Ubaldo Santana, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia (Sintsef-BA), que reforçou sua preocupação com o futuro dos servidores lotados na capital.

“Os trabalhadores da Funasa sonham em retornar aos seus postos de origem. A maioria foi transferida para o MGI e não voltou ao órgão, que ficou completamente defasado. Além disso, é necessário reformar a sede, melhorar o ambiente de trabalho e rever os contratos paralisados nos últimos anos devido à falta de acompanhamento detalhado”, disse Ubaldo.

A Funasa é responsável por formular e implementar ações de promoção e proteção à saúde relacionadas às ações estabelecidas pelo Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental. As ações de inclusão social por meio da saúde são realizadas com a prevenção e controle de doenças e agravos causados pela falta ou inadequação nas condições de saneamento básico em áreas especiais, como assentamentos, comunidades quilombolas e reservas extrativistas.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Soldado baiano que integra inteligência militar da Ucrânia recruta conterrâneos para atuar na guerra

Em uma ousada missão, um soldado baiano conhecido como "Arcanjo" decidiu recrutar conterrâneos para integrar uma tropa de elite do governo ucraniano, no...

Polícia prende homem que ameaçava ex-mulher a manter relação sexual na Bahia

Um homem de 42 anos foi detido na manhã desta terça-feira (12) em Rafael Jambeiro, Bahia, após ser investigado por uma série de...

VÍDEO: Gravação de novo audiovisual de Ivete Sangalo contou com participação de Péricles, Arlindinho Cruz e mais; confira

Em uma deslumbrante mansão no Rio de Janeiro, com a icônica vista do Pão de Açúcar ao fundo, Ivete Sangalo deu vida ao...