Recentemente, a Temu, um marketplace do grupo chinês PDD Holdings, conquistou o título de aplicativo de compras mais baixado no Brasil, em pouco mais de um mês desde seu lançamento no país. Conhecida como “Amazon com esteroides”, a Temu superou Mercado Livre, Shein, Shopee, Amazon e Magalu em número de downloads nos últimos 30 dias, de acordo com a ferramenta de pesquisa de mercado App Magic.
Em uma entrevista por e-mail mediada pela assessoria de imprensa da empresa, a Temu expressou sua animação com a resposta positiva dos consumidores brasileiros. A empresa ainda não possui um representante local, e as respostas foram fornecidas por um porta-voz institucional não identificado. Segundo eles, os consumidores buscam a boa relação custo-benefício dos produtos oferecidos na plataforma.
Operando em 70 países, a Temu não divulga informações sobre faturamento, infraestrutura, número de downloads ou total de usuários. No entanto, nos últimos 30 dias, o Brasil se destacou como o segundo maior mercado em número de downloads, com mais de 5 milhões, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com o App Magic.
O aplicativo “Temu: Compre como um bilionário” se tornou o aplicativo de compras mais baixado globalmente desde maio de 2023, superando Shein e Amazon, de acordo com o App Magic.
O rápido sucesso da Temu é impressionante. Apesar de ser uma empresa chinesa, a Temu foi lançada nos Estados Unidos em setembro de 2022, menos de dois anos atrás, pelo PDD Holdings, visando ser um marketplace em países estrangeiros, uma vez que o grupo já domina o mercado chinês com o Pinduoduo.
Em 2023, o PDD Holdings alcançou um faturamento de US$ 34,8 bilhões (R$ 188,8 bilhões) e um lucro líquido de US$ 8,5 bilhões (R$ 45,8 bilhões), representando um aumento de 90% em relação a 2022. Além disso, a Temu se destacou como o maior anunciante na final do Super Bowl em novembro passado, veiculando seis anúncios de 30 segundos, cada um ao custo estimado de US$ 7 milhões (R$ 38 milhões).
Na América Latina, a Temu já está presente em diversos países, incluindo Chile, Colômbia, México, Peru, República Dominicana e Uruguai. Antes de sua estreia no Brasil em junho, a empresa já havia ultrapassado varejistas consolidados no país, como Marisa, Mobly, Zara e Pernambucanas, ocupando a 65ª posição no ranking nacional em abril.
Em sua fase inicial no Brasil, a empresa está focada em entender as preferências e necessidades dos consumidores para aprimorar suas ofertas. A Temu opera por meio de um modelo inovador de e-commerce, direto da fábrica, eliminando ineficiências nas cadeias tradicionais de suprimentos, com o controle total da logística por meio de fornecedores exclusivos, dispensando intermediários e agilizando todo o processo.
O comércio online da Temu conecta diretamente os consumidores aos vendedores, muitos dos quais são fabricantes dos produtos. Essa abordagem elimina intermediários, reduzindo custos e simplificando a gestão do portfólio, contribuindo para a redução de desperdícios e eficiência nos preços.