TSE solicita ao PL evidências de abertura de contas para repasses de recursos a mulheres e negros

Publicado:

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pediu ao Partido Liberal (PL) que apresente documentos que demonstrem o cumprimento das leis que estabelecem cotas para mulheres e pessoas negras nas eleições municipais deste ano.

 

Através da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do TSE, foi verificado que o partido não conseguiu comprovar a abertura de contas bancárias específicas destinadas à política inclusiva. O pedido formal das provas foi feito por Cármen no início do mês.

O PL também não indicou o endereço eletrônico em que os valores completos do fundo eleitoral podem ser acessados. Foi determinado que, além de confirmar a abertura das contas, é necessário “informar o link (URL) da página do partido onde o valor recebido do Fundo Especial de Financiamento de Campanha será divulgado”. As evidências serão encaminhadas à Secretaria Judiciária para verificação de regularidade.

No início deste ano, foi decidido que a norma que estimula mais candidaturas de negros e mulheres nas eleições afetaria a distribuição do fundo eleitoral.

O PL foi a terceira sigla mais impactada, ficando atrás apenas do PSD e PSDB. O partido viu uma redução de R$ 8 milhões em seu orçamento devido à baixa representatividade de mulheres e negros nas últimas eleições. Dos dez candidatos mais votados do partido para a Câmara em 2022, apenas dois eram mulheres e um era negro. Os parlamentares são Carla Zambelli (PL-SP), Caroline de Toni (PL-SC) e André Rodrigues (PL-PE), respectivamente.

O Partido Liberal não se pronunciou sobre o assunto até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para futuros posicionamentos.

Leia Também: Um dia após reunião com Bolsonaro, advogadas de Flávio foram até chefe da Receita

 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mendonça pede vista em caso de cassação de governador de Roraima

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) voltou a discutir, nesta terça-feira, o processo que pode resultar na cassação do governador de Roraima, Antonio Denarium...

PF pede a Moraes vigilância 24h dentro da casa de Bolsonaro

Nesta terça-feira, a Polícia Federal (PF) sugeriu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) receba vigilância policial 24 horas por dia em sua residência....

Malafaia revela conversa com ministro do STF antes de sanções de Trump

Silas Malafaia, pastor evangélico alinhado com o ex-presidente Jair Bolsonaro, revelou ter tentado interceder junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) antes que Donald...