O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou hoje que a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro pode ser revertida antes das próximas eleições presidenciais em 2026. Zema destacou que Bolsonaro é visto por ele como uma boa opção devido ao ressurgimento da direita no país durante seu governo.
Sem citar nomes, Zema fez comentários indiretos sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alfinetando-o por ter sido condenado e posteriormente liberado da prisão. O governador ressaltou que não há problemas pessoais com o petista, apenas divergências de propostas políticas.
Zema destacou a volatilidade da política brasileira ao mencionar que condenações podem ser revertidas, questionando por que não seria possível no caso de Bolsonaro. Ele fez esses comentários durante uma entrevista à CNN.
No ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou Bolsonaro inelegível até 2030 por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação, alegando que ele disseminou desinformação sobre o sistema eleitoral para obter vantagens.
Zema, que está em seu segundo mandato como governador, não poderá concorrer novamente ao mesmo cargo, mas disse que pretende participar ativamente das eleições de 2026 apoiando candidatos liberais.
Quanto aos possíveis candidatos para as próximas eleições, Zema mencionou que está analisando opções com outros governadores aliados, como Tarcísio de Freitas de São Paulo, Ronaldo Caiado de Goiás, Ratinho Júnior do Paraná, Eduardo Leite do Rio Grande do Sul e Mauro Mendes do Mato Grosso.
O governador ressaltou seu desejo de contribuir para um país melhor, seja como apoiador ou como candidato. Ele expressou interesse em combater a corrupção em Brasília e mencionou que, caso seja para representar a direita, preferiria apoiar alguém como Tarcísio. Zema deixou em aberto a possibilidade de se candidatar à presidência, caso seja para um bem maior.
Leia Também: Zema Defende Aumento de 300% em seu Salário, Mesmo em Meio à Recuperação Fiscal
Comentários Facebook