Com 83% de suas obras concluídas, o Hospital de Cuidados Prolongados que será entregue no antigo Hospital Costa dos Coqueiros, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), está prestes a ser finalizado. Localizado na antiga estrutura do Hotel Riverside, na Estrada do Coco, o espaço foi adquirido pelo Governo do Estado em 2019 com o intuito de se tornar uma unidade de cuidados prolongados.
Com a conclusão de aproximadamente 83% das obras, a previsão é de que a unidade seja entregue ainda neste ano, segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias. O hospital contará com 90 leitos de internação para adultos em estado de média complexidade na área de Clínica Geral. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) garantiu que o atendimento será feito através da Central Estadual de Regulação.
De acordo com o Ministério da Saúde, os cuidados prolongados têm como foco pacientes em condição estável que necessitam de reabilitação ou adaptação de sequelas provenientes de processos clínicos, cirúrgicos ou traumáticos.
A estratégia entre cuidados hospitalares agudos e crônicos, aliada à atenção básica, visa à reintegração do paciente ao ambiente domiciliar.
A Sesab informou ao Bahia Notícias que “todo o projeto foi elaborado para oferecer condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos especializados voltados para a reabilitação e cuidados prolongados de pacientes em fase pós-aguda, com condição clínica estável, mas que ainda não estão aptos para alta hospitalar ou internação domiciliar”.
DESMOBILIZAÇÃO E REFORMA
Inicialmente aberto em 2021 como uma das unidades de referência no tratamento de pacientes com Covid-19, o Hospital Costa dos Coqueiros passou por um processo de desmobilização em julho do ano passado para receber obras e melhorias.
Durante a fase de desmobilização, o hospital deixou de admitir novos pacientes e os que necessitavam de cuidados foram encaminhados para outras unidades de saúde.
Sob a gestão da Fundação Fabamed, o hospital iniciou suas operações com 96 novos leitos dedicados ao tratamento de pacientes diagnosticados com coronavírus, sendo 10 de UTI, 32 de assistência respiratória e 54 leitos clínicos. Inicialmente, a unidade funcionou como Hospital de Campanha no antigo espaço do Hotel Riverside.
O local também foi utilizado durante a segunda onda de Covid-19 na Bahia, no primeiro semestre de 2021, atendendo pacientes em leitos clínicos.

Facebook Comments