HEC recebe certificação nacional por atender padrões rigorosos de segurança, qualidade e processos integrados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, obteve a certificação nacional ONA Nível 2 (Acreditado Pleno) em reconhecimento ao cumprimento de padrões criteriosos de segurança do paciente, qualidade do atendimento prestado e eficácia dos processos integrados. Este centro de referência em pediatria e obstetrícia no interior da Bahia já havia obtido a certificação no nível ONA 1 em 2022, concedida pela Organização Nacional de Acreditação.

“A conquista desta certificação atesta a qualidade da estrutura hospitalar e, sobretudo, o profissionalismo dos colaboradores que atuam na instituição. Demonstrando, mais uma vez, o compromisso do Governo do Estado com as crianças de Feira de Santana e de toda a Bahia”, destaca a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Vinculado à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e administrado pela Liga Álvaro Bahia, o HEC passou por uma avaliação criteriosa levando em consideração os recursos disponíveis e a complexidade da unidade hospitalar. “Esta segunda certificação reforça o trabalho dedicado de toda a equipe do HEC, que se esforça para garantir um atendimento de excelência a todos os pacientes. A certificação ONA 2 é um reconhecimento que motiva o HEC a seguir em frente e buscar constante aprimoramento”, ressalta o superintendente geral da Liga Álvaro Bahia, Carlos Emanuel Melo.

Além da segurança do paciente e da qualidade dos serviços prestados, a avaliação para obtenção do segundo nível de certificação também considerou a gestão integrada dos processos e a eficiência na comunicação entre as atividades. “Este marco é de suma importância para a Liga Álvaro Bahia, que há mais de um século busca a excelência e qualidade na prestação de seus serviços, sempre comprometida com o bem-estar, boas práticas de gestão, transparência e garantia de assistência médica de qualidade para mães e crianças em todo o estado da Bahia”, complementa Melo.

De acordo com a ONA, a Acreditação é um método de avaliação e certificação que visa promover a qualidade e segurança na assistência à saúde por meio de padrões e requisitos previamente estabelecidos. Para obter a certificação, a organização deve satisfazer aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

Para alcançar o Nível 2, o hospital necessita atender a dois critérios principais: atender ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões de gestão integrada da ONA, garantindo que os processos ocorram de forma fluida e com comunicação plena entre as atividades.

A certificação ONA Nível 2 representa o compromisso em cuidar da saúde infantil e materna. “Este é o propósito da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, que investe continuamente na melhoria dos processos, por meio da capacitação dos profissionais e da transformação digital, garantindo segurança, qualidade e atendimento integrado”, conclui Melo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tuca Fernandes fala sobre influência do rock em seu repertório, mistura de ritmos e novidades para 2026

No Camarote Brahma, nesta terça-feira de Carnaval (17), o cantor Tuca Fernandes concedeu entrevista e comentou como referências do rock aparecem em suas...

Passageiros relatam atrasos no Transbordo Central em Feira de Santana

Passageiros do Transbordo Central relatam atrasos nas linhas que atendem as empresas São João e Rosa desde as primeiras horas desta terça-feira (17)....

Homem é preso após amputar dedos da companheira no município de Barra

Um homem de 21 anos foi preso pela Polícia Civil da Bahia na segunda-feira (16) após agredir a companheira no município de Barra....