México é o país que mais ouviu Anitta no Spotify em julho, após sua turnê gringa

Publicado:

Após concluir sua primeira turnê internacional, a “The Baile Funk Experience”, Anitta viu o México assumir o topo da lista de países que mais reproduziram suas músicas no Spotify em julho, a renomada plataforma de streaming musical. O Brasil segue de perto, seguido pelos Estados Unidos.

Esses dados vêm da Chartmetric, uma startup americana que consolida informações dos principais serviços de streaming e redes sociais para profissionais da indústria da música.

Para esta turnê, Anitta não realizou apresentações no Brasil, concentrando-se nos Estados Unidos, com passagens por cinco cidades – Los Angeles, Boston, Miami, Orlando e Nova York, que teve duas apresentações após os 2.700 ingressos para a primeira data se esgotarem.

A “The Baile Funk Experience” foi o ápice de quase uma década de esforços da cantora para consolidar sua carreira internacional. Além de lançar músicas em espanhol e inglês, a estratégia incluiu um contrato com a gravadora internacional Republic Records, que abriga astros como Taylor Swift, e participações em programas de televisão estrangeiros como Jimmy Fallon, Jimmy Kimmel e James Corden.

O ponto máximo de audiência nos Estados Unidos foi em 20 de maio, um dia antes do início da turnê no país. Esse marco sucedeu sua participação no “The Voice” americano e precedeu sua participação como jurada no reality show RuPaul’s Drag Race e no Today Show, um dos programas matinais mais assistidos nos EUA.

Anitta atualmente divide seu tempo entre o Rio de Janeiro, Miami e Los Angeles. Os shows internacionais foram em locais bem menores do que os que ela está acostumada no Brasil, com capacidade para não mais que 3.000 pessoas, buscando divulgar sua obra para o público estrangeiro, com um repertório que abrange diversas fases de sua carreira.

No período, a cantora estabeleceu conexões com grandes nomes da indústria musical americana. Em sua conta no Instagram, ela conta com seguidores ilustres do cenário pop, como Jennifer Lopez, Katy Perry, Cardi B, Dua Lipa, Demi Lovato, Snoop Dogg e Shawn Mendes.

Seu avanço nos Estados Unidos e no México representa um progresso significativo. O hit “Envolver”, responsável por levá-la ao topo das paradas globais do Spotify cerca de dois anos atrás, tinha como base o público brasileiro, que representava 60% dos streams, em um movimento oposto ao usual para hits que dominam as paradas em vários países simultaneamente.

Este feito é raro entre os cantores brasileiros em busca de sucesso internacional. No Spotify, nenhum deles conseguiu ter um mercado superior ao brasileiro, com Portugal como segundo país mais ouvinte – ocupando o 15º lugar na lista da Anitta.

Embora seus números internacionais ainda sejam modestos, Anitta está trilhando o caminho certo. Apesar de não estar entre os 50 artistas mais reproduzidos em nenhum dos dez principais países que ouvem suas músicas, tanto locais quanto estrangeiros, os números são significativos.

Para alcançar a projeção de artistas latinos como Shakira ou Bad Bunny no exterior, especialmente em mercados competitivos como os EUA, onde existem quatro vezes mais artistas no Spotify do que no Brasil, Anitta terá muito trabalho pela frente. No entanto, seu crescimento evidencia que está no caminho certo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juiz contesta Tarcísio sobre doação de área protegida para aeroporto

Uma recente decisão judicial questiona o governo de São Paulo por ter avançado na transferência de uma área de cerca de 100 hectares...

VÍDEO: Kannalha “invade” evento de estreia de “O Agente Secreto” em Salvador e posa com Wagner Moura 

O evento de estreia do filme "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho, agitou a noite desta terça-feira (4) no Cine Glauber...

Câmara aprova regulamentação do serviço de streaming. Veja o que muda

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (4/11), um projeto de lei que regulamenta o serviço de streaming e impõe uma taxa para...