Julho tem recorde de queimadas na Amazônia, com 11,4 mil registros

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O mês de julho fechou com um número recorde de queimadas na Amazônia em 2024, totalizando 11.434 registros ao longo dos 31 dias. Anteriormente, o mês com mais incêndios do ano era junho, com 2.842 focos de calor na região.

Apesar dos dados de julho deste ano não superarem o recorde da série histórica iniciada em 1998, que foi de 19.364 incêndios, o número atual é quase o dobro da média para o mês, que é de 6.164, de acordo com as estatísticas divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os meses seguintes são motivo de preocupação, visto que o verão amazônico está apenas começando. Além disso, historicamente, o mês de agosto costuma ser o segundo com maior incidência de incêndios, ficando atrás somente de setembro, quando ocorre o pico.

Um dado que chamou atenção em relação aos incêndios foi a quantidade de queimadas registradas em um único dia: 1.348, contabilizadas na última terça-feira (30/7).

Os dados acumulados do período de 1º de janeiro a 31 de julho apontam um aumento de 76% em comparação com o mesmo período de 2023. No ano passado, durante esse intervalo, foram registrados 14.116 incêndios. O bioma enfrenta uma seca considerável, o que tem dificultado o controle do fogo.

Situação no Pantanal

O Pantanal também está enfrentando um aumento no número de queimadas. Nesse bioma, houve um aumento de 1.523% no período de 1º de janeiro a 31 de julho, sendo que o número de registros passou de 293 para 4.756, comparando os dois anos de 2023 e 2024.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

HBO divulga teaser da 3ª temporada de ‘Euphoria’

A HBO divulgou o teaser da 3ª temporada de Euphoria, confirmando a chegada de oito episódios e o início da produção em Los...

Bahia é o primeiro estado a elaborar Plano Setorial da Saúde para Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas

Plano Setorial da Saúde para Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas foi lançado pela Secretaria da Saúde do Estado, trazendo diretrizes, metas e...

Ex-assessora de Lira é alvo da PF no dia de seu aniversário

Mariângela Fialek, conhecida como Tuca, foi alvo de uma operação da Polícia Federal no dia do seu aniversário. Ex?braço direito de Arthur Lira,...