Prefeitura e Ufba iniciam conversas para restauro e requalificação do Museu de Artes Sacras

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Prefeitura de Salvador e a Universidade Federal da Bahia (Ufba) estão em processo de elaboração de um plano de restauro e requalificação do Museu de Artes Sacras (MAS), localizado no bairro do Dois de Julho. Sob a gestão da Ufba, o museu, que conta com um dos maiores acervos de arte sacra da América Latina, encontra-se atualmente fechado para visitação devido às más condições estruturais do prédio.

A iniciativa de requalificação do espaço foi discutida pelo Secretário de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, e o reitor da Ufba, Paulo Miguez, nesta sexta-feira (02). Durante a assinatura de um acordo de cooperação técnica para desenvolvimento de ações nas áreas de cultura e turismo, Tourinho enfatizou: “O museu enfrenta desafios e, a partir de um convite da Ufba, a Prefeitura se prontificou a ajudar. Além disso, começamos a elaborar um plano para restaurar o espaço e reabri-lo, pois ele é um importante ponto turístico, um símbolo significativo e um pilar em nossa cultura”.

Inicialmente, o plano da administração municipal é executar melhorias emergenciais no Museu de Artes Sacras. Esses serviços incluem a manutenção do telhado, a fim de evitar infiltrações que possam prejudicar as obras de arte, e reparos na rede elétrica.

Tourinho ressalta que o investimento na recuperação do MAS deve ser uma das ações realizadas pela Prefeitura no Dois de Julho. Ele complementa: “É essencial que o museu funcione ali para fortalecer a estratégia mais ampla de valorização do Largo Dois de Julho”.

Inaugurado em 10 de agosto de 1959, o Museu de Artes Sacras foi incorporado à estrutura da Ufba como um órgão suplementar. Parte das peças que compõem o acervo do museu são de propriedade da Arquidiocese de São Salvador, do Mosteiro de São Bento, da Irmandade do SS. Sacramento do Pilar, do Convento dos Perdões e de várias igrejas, além da coleção Abelardo Rodrigues.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação Armageddon bloqueia R$ 14 milhões do crime em investigações contra o tráfico de drogas no Extremo Sul

Operação Armageddon - Fase 1 cumpriu medidas judiciais que bloquearam financeiro de 14 investigados por envolvimento no tráfico de drogas, com valores que...

Justiça condena à prisão sete integrantes da maior rede de tráfico de aves do país

Sete integrantes de uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de animais foram condenados pela Justiça na última quinta-feira (22). A decisão decorre...

Novo colégio estadual de tempo integral é inaugurado em Maracás

O Governo do Estado inaugurou, no último sábado (24), o Colégio Estadual de Tempo Integral Iracy Marlene da Hora Passos, em Maracás, no...