Grupos culturais de Alcobaça participam de encontro regional no recôncavo baiano

Publicado:

Marujada de São Benedito (liderada pelo mestre Joãozinho Batista) e o grupo de lutas dos Mouros e Cristãos (liderado pelo mestre João Geraldo) representaram a cultura do município de Alcobaça em Saubara, no Recôncavo baiano, num evento realizado nos dias 02, 03 e 04 de agosto.

O XI Encontro de Cheganças, Marujadas, Mouros e Cristãos da Bahia surgiu da iniciativa da Chegança Fragata Brasileira de Saubara e da Rede de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia, coordenada pelo mestre Rosildo Rosário.

O principal objetivo do encontro foi fortalecer a luta pelos direitos da cultura popular e, consequentemente, da comunidade cultural. Um dos principais feitos da Rede foi o mapeamento dos grupos existentes e ativos na Bahia, resultando no reconhecimento como Patrimônio Imaterial do Estado em 2019. Agora, esses grupos buscam o reconhecimento nacional, unindo-se a outros estados como Alagoas, Ceará, Minas Gerais, dentre outros.

Os grupos alcobacenses já participam desse encontro desde 2019, incorporando a experiência e representatividade ao calendário anual. O evento, que já é parte importante do calendário cultural do estado da Bahia, contou este ano com a presença de 24 grupos de diversas cidades da Bahia, além de representantes de outros estados. O encontro também teve a presença de autoridades, como o senhor Tião Soares (Diretor Nacional de Cultura Popular), representando o Ministério da Cultura, e outros representantes da SECULT Bahia.

Grupos culturais de Alcobaca no encontro regional do reconcavo baiano 14
Romário dos Santos (diretor de cultura) integrando a comitiva no encontro

Segundo o Diretor de Cultura de Alcobaça, Romário dos Santos, “essa participação é considerada um ato importante para a valorização e conexão da cultura popular de Alcobaça com as iniciativas e políticas públicas do estado”, disse.

Para o Serginho Figueiredo, Secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Alcobaça, “a participação dos grupos locais nesses encontros tem ocorrido, ano após ano, desde 2020, como resultado do compromisso da atual gestão municipal para consolidar a importância da cultura popular na formação da nossa identidade alcobacense”, destacou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito Zico de Baiato celebra os 253 anos de Alcobaça com obras que marcam uma nova fase de desenvolvimento no município

Alcobaça comemora 253 anos de história celebrando não apenas o passado, mas também as transformações que projetam o município para o futuro. O prefeito...

Chuva de gols na 4ª rodada do Campeonato de Futsal de Alcobaça 2025

A bola rolou e a rede balançou sem parar na noite desta última sexta-feira (07), na 4ª rodada do campeonato mais charmoso da Bahia,...

Em jogo eletrizante, Os Benjas vencem Os Bofes por 3 a 2 no Campeonato Municipal de Futsal de Alcobaça 2025

O Campeonato Municipal de Futsal de Alcobaça 2025 segue pegando fogo! Com rodadas disputadas sempre às sextas-feiras, a bola começa a rolar a partir...