No mês de junho, a Apple revelou, durante seu evento voltado para desenvolvedores, a Apple Intelligence, um conjunto de recursos de Inteligência Artificial (IA) que a empresa acredita poder persuadir mais consumidores a investir em um iPhone.
Apesar disso, analistas do setor indicam que os recursos mais avançados da Apple Intelligence poderão ser tarifados, acarretando em um custo mensal estimado entre 10 e 20 dólares.
Segundo Neil Shah, da Counterpoint Research, o aumento dos custos de desenvolvimento e manutenção da tecnologia de IA pode levar a Apple a repassar esse valor adicional aos usuários. A inclusão desse custo na assinatura do Apple One ou como um serviço separado ainda não foi confirmada com certeza.
Ben Wood, da CCS Insight, observa que a Apple “é uma das poucas empresas no mercado de dispositivos conectados que conseguiu rentabilizar com sucesso o valor adicional de seus serviços”.
“Consequentemente, [a Apple] estabeleceu um padrão com seus usuários de que é necessário pagar por serviços mais ‘premium’”, continua Wood. “Com base nisso, não se pode descartar a possibilidade de a Apple optar por cobrar por recursos mais avançados dentro da Apple Intelligence”.
Embora seja considerada uma das principais novidades da próxima atualização iOS 18, a Apple Intelligence ainda demandará um tempo adicional para seu lançamento e só deverá estar disponível mais próximo do final do ano.
Existe a possibilidade de a Apple aproveitar seu evento de setembro (ainda não anunciado), tradicionalmente voltado para o lançamento de novos produtos, para esclarecer como será disponibilizada a Apple Intelligence.
Leia Também: Instagram adota visualizações como principal métrica da plataforma para os usuários.

Facebook Comments