Janones cumpre acordo judicial e pede desculpa a Kim Kataguiri por chamá-lo de nazista

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O deputado federal André Janones (Avante-MG) pediu desculpas ao seu colega Kim Kataguiri (União Brasil-SP) por tê-lo chamado de nazista em uma publicação em junho deste ano.

 

Kim informou à Folha que foi estabelecido um acordo para que Janones apagasse os ataques direcionados a ele e fizesse uma retratação, evitando assim que o processo seguisse adiante.

No post de desculpas compartilhado no antigo Twitter, Janones enfatizou que, apesar das discordâncias ideológicas, sua intenção não era desonrar o colega.

O texto publicado por Janones expressa respeito à figura de Kim como um importante colega parlamentar, mesmo diante das divergências ideológicas e partidárias, ressaltando que o considera um cidadão exemplar, sem ter conhecimento de qualquer conduta desabonadora até então.

Após o comentário de Junho, Kim decidiu entrar com uma ação por danos morais contra Janones, solicitando uma indenização de R$ 20 mil. O acordo judicial entre os deputados incluiu a exclusão das postagens ofensivas por Janones, sua retratação pública e dispensou a multa.

Kim afirmou: “A acusação de nazismo é a mais séria que se pode fazer a alguém. Janones é apenas mais uma entre aqueles que se viram obrigados a se retratar por proferir essa acusação criminosa contra mim”.

O acordo entre as partes, estabelecido por videoconferência, determinou o texto que Janones deveria publicar nas redes sociais, juntamente com um prazo de 24 horas para que o acordo fosse cumprido.

O incidente ocorreu em 5 de junho, quando Kim criticou o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) por seu voto favorável ao arquivamento do pedido de cassação do mandato de Janones, acusado de envolvimento em um esquema de “rachadinha”.

Na sua postagem, Kim referenciou um comentário anterior em que Boulos afirmava que “rachadinha” era um ato de corrupção e motivo para a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em resposta, Janones escreveu: “Kim, eu poderia te responder, mas não converso com nazistas”.

O deputado do Avante baseou-se em uma entrevista de Kim ao Flow Podcast em 2022, na qual o deputado de São Paulo considerou equivocado o fato da Alemanha ter proibido o nazismo. Kim posteriormente se retratou, reconhecendo que suas palavras haviam ofendido a comunidade judaica, esclarecendo que sua intenção era discutir maneiras de combater o nazismo, expondo os aspectos negativos da ideologia.

No episódio da entrevista, o apresentador Monark defendeu a criação de um partido nazista, o que resultou em sua saída do Flow.

A reportagem tentou contato com o deputado André Janones, porém, não obteve resposta até a conclusão deste texto.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ibaneis facilita condições para compra de terrenos em Arniqueira. Entenda

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília O governador Ibaneis Rocha (MDB) autorizou, nesta quinta-feira (19/2), a publicação do edital que prevê facilitação para a compra de...

CPMI solicita a Mendonça voo privado para levar Vorcaro a Brasília

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, relator do caso Master,...

Taboão da Serra: chefe de gabinete é preso em carro com placa oficial falsa

Reprodução/Redes Sociais O chefe do gabinete do prefeito de Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, foi preso em flagrante na quarta-feira...