ONU promete divulgar relatório secreto sobre eleições na Venezuela

Publicado:

Em meio às incertezas que envolvem o processo de reeleição de Nicolás Maduro, a Organização das Nações Unidas (ONU) assegurou que irá divulgar um relatório “confidencial” sobre as eleições no país. O anúncio foi feito na última terça-feira (13/8), no entanto, uma data específica para a publicação do documento ainda não foi estabelecida.

De acordo com um dos porta-vozes do secretário-geral da ONU, António Guterres, o relatório foi elaborado por especialistas de um painel eleitoral independente criado pela instituição para monitorar o pleito realizado em 28 de julho.

Inicialmente, a ONU não planejava tornar público o documento com as recomendações para futuras eleições no país. No entanto, a instituição não justificou os motivos que levaram a mudança de posição em relação ao relatório.

A ONU afirmou que o relatório já foi compartilhado com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, país governado pelo sucessor político de Hugo Chávez.

O relatório poderá aumentar ainda mais as dúvidas em torno do resultado das eleições venezuelanas, onde Maduro saiu vitorioso em uma votação criticada pela oposição e pela comunidade internacional devido à falta de transparência.

Até o momento, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) – que possui ligações com o governo chavista – não divulgou as atas eleitorais que comprovariam a reeleição de Maduro, mesmo após mais de duas semanas desde a realização do pleito.

Por outro lado, a oposição apresentou dados alternativos que indicam o candidato Edmundo González como o vencedor das eleições.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Turista morre com tiro no rosto após assalto em praia de Bertioga

Um turista de 53 anos, identificado como Márci Xavier, foi baleado no rosto durante um assalto na praia de Bertioga, litoral de São...

Lucas Evangelista sobre ser capitão no Palmeiras: “Me senti honrado”

Na terça-feira, 7 de outubro, Lucas Evangelista, volante do Palmeiras, compartilhou suas impressões sobre usar a braçadeira de capitão em uma conversa com...

TCE-PE suspende concurso após aprovação da “candidata gênio”

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) se manifestou nesta terça-feira (7) após a polêmica em torno de Laís Giselly Nunes de Araújo,...