OMS declara que Mpox voltou a ser emergência sanitária global

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a Mpox foi novamente classificada como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). A declaração foi feita nesta quarta-feira (14) após a emissão de um alerta pela entidade. O foco está em uma nova variante do vírus que tem impactado a República Democrática do Congo, com 14 mil casos e 450 mortes registradas este ano.

“A OMS compromete-se a coordenar a resposta global nos próximos dias e semanas, trabalhando em estreita colaboração com cada um dos países afetados e utilizando nossa presença local para prevenir a transmissão, tratar os infectados e salvar vidas”, afirmou Tedros Adhanom, diretor-geral da organização.

Segundo notícias veiculadas pelo G1, o Ministério da Saúde avalia que, no momento, o risco para o Brasil é considerado baixo. Atualmente, existem duas vacinas recomendadas pela OMS para a doença, no entanto, nenhuma delas está sendo aplicada no país.

A realização de uma campanha de vacinação em massa é considerada improvável a menos que haja uma grande emergência sanitária global. Tais medidas são essenciais para proteger os grupos mais vulneráveis.

O Ministério da Saúde destacou que, caso novas evidências apontem a necessidade de alterações no planejamento, serão adotadas e divulgadas as ações necessárias em relação à imunização contra a doença.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputado do PT diz que caminhada de Nikolas “imita” marchas do MST

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) comentou a mobilização “caminhada pela liberdade”, anunciada pelo colega Nikolas Ferreira (PL-MG) na segunda-feira, 19 de janeiro,...

“Pitoco”, com passagem por tentativa de homicídio, morre após troca de tiros com o PETO

Alcobaça registra um tiroteio entre a Polícia Militar e suspeitos na tarde desta segunda-feira, 19 de janeiro, que terminou com a morte de...

TJ-BA decreta afastamento de dois servidores para apurar uso privado de serviços terceirizados da Corte

O Corregedor-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Roberto Maynard Frank, instaurou nesta terça-feira (20) uma sindicância e determinou...