Operação da PF investiga 4 juízes e 2 desembargadores suspeitos de venda de sentenças no Maranhão

Publicado:

A ação denominada Operação 18 Minutos, realizada nesta quarta-feira (14) pela Polícia Federal, tem como alvo quatro desembargadores e dois juízes do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA). De acordo com as investigações, os magistrados são suspeitos de praticar irregularidades nas decisões judiciais com o intuito de desviar recursos, incluindo do Banco do Nordeste.

As apurações constataram uma série de crimes cometidos pelo grupo, tais como a manipulação na distribuição da relatoria dos processos, correções monetárias sem justificativa plausível, aceleração seletiva dos processos e a emissão de alvarás milionários.

Essas ações resultaram em movimentações atípicas nos processos e nas contas bancárias dos investigados, o que despertou a atenção dos órgãos de fiscalização. Conforme os investigadores, o suposto grupo teria recrutado um ex-advogado do Banco do Nordeste para ingressar com ações judiciais contra a instituição.

A denominação “Operação 18 Minutos” foi escolhida devido ao tempo que levou para a decisão, emissão do alvará e saque dos recursos desviados. A ação realizada pelo Superior Tribunal de Justiça envolve desde o bloqueio de bens até o afastamento de autoridades de cargos públicos.

Um dos magistrados envolvidos no esquema é a desembargadora Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa, cunhada do ex-presidente José Sarney, que já havia sido afastada do tribunal em fevereiro sob acusação de ter supostamente favorecido um ex-assessor, com quem trabalhou por mais de três décadas, a ser aprovado em concurso de cartórios no estado.

Em comunicado ao G1, o Tribunal de Justiça do Maranhão informou não possuir detalhes sobre a relação entre os indivíduos e o Banco do Nordeste. Por sua vez, o banco, por meio de nota oficial, declarou ser vítima no caso e ter acionado o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o TJ devido a decisões arbitrárias frequentes contra a instituição.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF acolhe reclamação do Estado da Bahia e reafirma tese sobre nomeação em concursos públicos

O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Luiz Fux,...

Homem é preso com arma e celulares roubados após ação da PM no bairro de Pero Vaz

Na noite de terça-feira (7), policiais militares da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) prenderam um...

Quarteto é procurado por matar jovem após boato de furto de panela

A Polícia Civil de São Paulo está em busca de quatro suspeitos envolvidos na morte de um jovem em Mogi das Cruzes. O...