Volume de serviços na Bahia cresceu 2,4% em junho, aponta IBGE

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em junho, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o volume de serviços na Bahia expandiu 2,4% em comparação com maio.

 

A Bahia cresceu acima da média nacional, que foi de 1,7%, recuperando parte da perda registrada no mês de maio (-4,0%). Esse desempenho positivo está relacionado à melhora da confiança empresarial no setor de serviços e ao aumento do número de municípios que promoveram os festejos juninos.

 

Em relação a junho de 2023, o setor de serviços na Bahia teve um crescimento de 1,9%, superando a média nacional, que foi de 1,3%. Destacam-se duas das cinco atividades que impulsionaram os serviços: Serviços prestados às famílias (13,1%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (9,0%). Por outro lado, três atividades tiveram impacto negativo no volume de serviços: Outros serviços (-5,2%), Serviços de informação e comunicação (-3,9%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,2%).

 

No acumulado do primeiro semestre de 2023, o setor apresentou um avanço de 0,8% na Bahia. Entre as atividades que impulsionaram o volume de serviços estão os Serviços prestados às famílias (11,0%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (1,6%). Por outro lado, as atividades de Outros serviços (-5,9%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,3%) e Serviços de informação e comunicação (-0,8%) tiveram desempenho negativo.

 

Ao comparar com os últimos doze meses, o setor de serviços na Bahia registrou um crescimento de 3,2%. Três atividades se destacaram positivamente: Serviços prestados às famílias (9,3%), Serviços de informação e comunicação (6,6%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (6,2%). Por outro lado, as atividades de Outros serviços (-7,5%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,1%) apresentaram retração. Nessa comparação, a Bahia teve um desempenho superior à média nacional, que registrou um crescimento de 1,0%.

&snbsp;

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPF arquiva inquérito que apurava redução de vagas para egressos do Bacharelado Interdisciplinar da Ufba

MPF na Bahia arquivou o Inquérito Civil que apurava a oferta de vagas em um processo seletivo extraordinário da UFBA. O procedimento foi...

Criança de 3 anos morre afogada em piscina em Mata de São João

Uma criança de três anos morreu afogada na tarde desta quinta-feira (11), na localidade da Tapera, em Praia do Forte, Mata de São...

Bebê de 7 meses é salva por inspetor após engasgar dentro de carro na Bahia

Uma bebê de sete meses foi salva por um inspetor do DNIT após engasgar dentro do carro da família, em um trecho da...