As conversas visando um cessar-fogo em Gaza serão retomadas em breve no Cairo, após os Estados Unidos apresentarem uma proposta de compromisso a Israel e ao grupo terrorista Hamas, em busca de um acordo. A Casa Branca anunciou que a proposta aborda elementos previamente acordados e preenche lacunas para permitir uma rápida implementação do acordo. Os mediadores, Catar e Egito, também endossaram o comunicado, indicando que altos funcionários retornarão ao Cairo para finalizar o acordo.
Líderes do Hamas informaram à AFP que não aceitarão as novas condições propostas por Israel durante as negociações em Doha. Segundo uma fonte próxima, as condições israelenses incluem a presença de tropas em Gaza ao longo da fronteira com o Egito, enquanto o Hamas busca um cessar-fogo integral, retirada total da Faixa de Gaza, retorno dos deslocados e um acordo de troca sem restrições.
Até o reinício das negociações no Cairo, membros das equipes de trabalho analisarão minuciosamente os detalhes, incluindo questões humanitárias e aspectos práticos relacionados à libertação dos reféns mantidos pelo Hamas.
Os líderes dos Estados Unidos, Joe Biden, do Egito, Abdel Fattah Al Sisi, e do Catar, o xeque Tamim bin Hamad al Thani, emitiram uma declaração conjunta enfatizando a urgência: “Não há mais tempo a perder, nem desculpas para atrasos. É fundamental libertar os reféns, iniciar o cessar-fogo e implementar este acordo”.
*Com informações da AFP
Publicado por Fernando Keller

Facebook Comments