PF prende ex-diretor de serviços da Petrobras, Renato Duque

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na manhã deste sábado, 17, a Polícia Federal (PF) realizou uma ação que resultou na prisão de Renato Duque, ex-diretor de serviços da Petrobras, de 69 anos. Duque estava em fuga desde julho, quando a Justiça Federal do Paraná (JF-PR) emitiu um mandado de prisão no âmbito da Operação Lava Jato. Ele foi localizado em uma residência no bairro Niterói, em Volta Redonda, Rio de Janeiro, sendo encaminhado ao sistema prisional do Estado.

Conhecido como o “homem do PT” em esquemas ilícitos na Petrobras investigados pela Lava Jato, Duque foi responsável por uma diretoria da estatal de 2003 a 2012, que teria recebido aproximadamente R$ 650 milhões em propinas de empreiteiras envolvidas em atos de corrupção.

Ele foi preso pela primeira vez em fevereiro de 2015, durante a décima etapa da Lava Jato, sendo um dos primeiros alvos de alto escalão da Petrobras. Em março de 2020, foi liberado com restrições, como o uso de tornozeleira eletrônica, e fixou residência no Rio enquanto apelava de sua condenação. No ano passado, Duque deixou de usar o equipamento, mas estava impedido de sair do país.

No último dia 17, ele foi sentenciado pela 12ª Vara Federal Criminal de Curitiba a 39 anos, dois meses e 20 dias de prisão em regime fechado por corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A ordem de prisão é considerada “definitiva”. O Estadão tentou contatá-lo, porém não obteve resposta.

A detenção foi realizada para cumprir a pena de três ações que já não admitem mais recursos por parte de Duque.

Apesar de não ter feito acordo de delação premiada, o ex-diretor da Petrobras admitiu envolvimento em crimes que incluíam membros do PT, como o ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um mês após prisões, mortes em UTI no DF ainda são cercadas de mistério

Um mês após as prisões dos técnicos de enfermagem do Hospital Anchieta acusados de injetar substâncias em pacientes com o intuito de matá-los, algumas...

José Balcázar Zelada é eleito novo presidente interino do Peru

Congresso da Republica do Peru O deputado José María Balcázar Zelada, do partido Perú Libre, foi eleito pelo Parlamento o presidente do Congresso do...

Copa do Brasil: 11 clubes garantem vaga na segunda fase do torneio

Nesta quarta-feira (18/2) foram realizadas 11 partidas pela fase inicial da Copa do Brasil