O empreendedor e influenciador Pablo Marçal, que é candidato a prefeito de São Paulo pelo PRTB, declarou um patrimônio de R$ 169.503.058,17 ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa é a maior soma de bens declarados entre os dez concorrentes à Prefeitura da capital paulista, superando em mais de R$ 130 milhões o patrimônio declarado pelo segundo candidato mais rico, o apresentador de TV José Luiz Datena (PSDB), que afirmou à Justiça Eleitoral possuir um patrimônio de R$ 38 milhões.
De acordo com dados da Receita Federal, Marçal está ligado a 21 empresas, que atuam em diversas áreas, como holdings, incorporação imobiliária, consultoria empresarial, escola e até resort de férias.
Em soma, o capital social das empresas ligadas a Marçal ultrapassa os R$ 194 milhões. A empresa de maior valor é a Aviation Participações, uma holding responsável pela gestão de outras instituições.
Nem todas as empresas vinculadas a Pablo Marçal estão listadas em sua declaração de bens ao TSE, uma vez que a Justiça Eleitoral só exige a declaração dos candidatos nos casos de participação societária em uma empresa, dispensando-a para funções administrativas.
No entanto, Marçal deixou de declarar uma empresa da qual é sócio e ao menos R$ 22 milhões em sua declaração de bens. Além de não incluir sua participação na Flat Participações, o empresário declarou valores inferiores para outras duas empresas em comparação com os registros na Receita Federal, o que está em conflito com uma norma do TSE que determina que a declaração de cotas societárias deve corresponder ao que consta no órgão fiscal. O candidato do PRTB chegou a enviar uma correção de bens ao TSE, mas não corrigiu o erro, como reportado pelo Estadão.
Influenciador digital e criador de conteúdo educativo
Além do império de empresas, nos últimos cinco anos, Pablo Marçal ganhou destaque nas redes sociais ao vender palestras e infoprodutos de mentoria pessoal e profissional. Em agosto de 2019, ele contava com 235 mil seguidores em seu perfil no Instagram. Atualmente, ele possui mais de 12,7 milhões de seguidores na plataforma, coincidindo com o início da campanha eleitoral em São Paulo.
No YouTube, o empresário tinha 1.140.000 inscritos em setembro de 2021, número que aumentou para mais de 3,37 milhões atualmente. O maior crescimento foi observado no TikTok, onde ele saltou de 1.196 seguidores em julho de 2020 para mais de 2,5 milhões.
No entanto, Marçal refuta ser um “vendedor de cursos” e nega o rótulo de coach, destacando que já ocupou essa função no passado. Em uma de suas palestras, o candidato do PRTB contestou a alegação de ter se enriquecido vendendo cursos.
“Acho cômico as pessoas me acusarem: ‘Ele ficou rico vendendo cursos’. Sério? Já viram quantas vezes eu trabalhei duro? As pessoas vão ao meu resort maravilhoso, e eu pergunto: ‘Adivinhem quantos tijolos eu coloquei com as minhas próprias mãos?’. Acham que sou apenas um vendedor de cursos? Já viram quantas casas construí? Quantos prédios ergui? Vocês conhecem a minha história? Não conhecem. Então, meu negócio é transformar vidas através de cursos”, declarou Marçal.
Além de Marçal, a própria categoria profissional de coaches, em nota oficial, rejeitou o uso do termo para descrever as atividades do candidato a prefeito, pontuando que o uso inadequado prejudica a reputação da categoria e dos profissionais sérios que atuam nesse ramo.
Livros de autoajuda
Além da presença digital, Marçal é autor de livros de autoajuda. Em sua lista de obras estão títulos como “Os Códigos do Milhão” (R$ 89,90), “A Arte de Negociar” (R$ 120) e uma edição comentada do clássico “A Arte da Guerra”, do estrategista chinês Sun Tzu, por R$ 39,99.
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