MPE pede indeferimento da candidatura de Rosalvo em Lauro de Freitas e diz que petista está inelegível

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou o indeferimento da candidatura de Antônio Rosalvo (PT) à prefeitura de Lauro de Freitas, alegando que o petista está inelegível. Segundo a ação de impugnação, Rosalvo continuou a exercer atividades administrativas como secretário municipal de Desenvolvimento Urbano após o prazo final de desincompatibilização estabelecido, o que o torna inelegível para o pleito eleitoral atual.

O promotor eleitoral José Renato Oliva de Mattos foi responsável pelo pedido. Ele argumentou que Rosalvo foi exonerado em 5 de abril, antes do prazo de desincompatibilização determinado pela Justiça Eleitoral. No entanto, segundo a ação, a desincompatibilização nessa data foi apenas formal, já que o impugnado continuou a realizar atos administrativos. O promotor elenca sete atos administrativos assinados por Rosalvo após o período permitido.

A Lei Complementar nº 64/90 estabelece, em seu artigo 1º, que para os cargos de prefeito e vice-prefeito, o prazo de desincompatibilização é de quatro meses. Assim, caso esse prazo não seja respeitado, o político é considerado inelegível.

“A exigência de desincompatibilização do servidor público de seu cargo para concorrer nas eleições é um comando que deriva da compreensão de que o servidor pode se beneficiar do exercício de suas funções para obter vantagens eleitorais através de votos, desequilibrando a disputa a seu favor”, argumenta o promotor eleitoral.

Além disso, ele afirma que Rosalvo cumpriu essa obrigação apenas formalmente. “Considerando que a desincompatibilização do Impugnado ocorreu apenas de forma formal, sendo evidente a continuidade no exercício do cargo já durante o período proibido, ele está impedido de concorrer nas eleições de 2024 de acordo com o artigo 1º, inciso III, alínea b, n. 4, e inciso IV, alínea a, da Lei Complementar nº 64/90”, explica.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Luciana Gimenez é citada em arquivos de Epstein por transação de mais de R$ 60 milhões

Relatórios oficiais ligados ao caso Jeffrey Epstein, divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, mencionam o nome da apresentadora Luciana Gimenez em...

Trabalhador morre após máquina de cimento ser ligada com ele dentro

Reprodução/Samu Um trabalhador morreu nesta segunda-feira (9/2), em Águas Lindas de Goiás (GO), após ficar preso dentro de uma máquina industrial de concreto que...

Marcos Buzzi recebe nova denúncia de assédio sexual após acusação envolvendo jovem de 18 anos

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recebeu uma nova denúncia de assédio sexual contra o ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça...