Preços do petróleo caem com avanços sobre possível trégua em Gaza

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os preços do petróleo sofreram uma queda significativa devido aos avanços nas negociações por uma possível trégua em Gaza. Isso resultou na redução do prêmio de risco geopolítico sobre o valor da commodity. O barril Brent do Mar do Norte, negociado em Londres para entrega em outubro, registrou uma queda de 2,53%, fechando a 77,66 dólares. Já o West Texas Intermediate (WTI), referência no mercado americano com vencimento em setembro, caiu 2,97%, sendo cotado a 74,37 dólares.

O início do dia no mercado foi marcado por notícias desfavoráveis, com o destaque para a queda de quase 30% nos investimentos estrangeiros diretos (IED) na China em julho, em comparação com o ano anterior. Os IEDs vêm sofrendo reduções mensais desde junho de 2023 no país asiático, com um agravamento observado este ano. No segundo trimestre, foi registrada a maior queda já vista nesse indicador.

Além disso, maus indicadores recentes têm impactado a economia chinesa, especialmente no que diz respeito à atividade industrial manufatureira, mercado imobiliário e desemprego, que apresenta um leve aumento. Para John Kilduff, da consultoria Again Capital, “Os sinais de uma demanda fraca estão se acumulando”, ao se referir à situação na China. Ele ainda ressaltou que, com base nos dados disponíveis, a situação tenderá a piorar.

Posteriormente a essa abertura negativa, o mercado de petróleo sofreu uma forte queda com as notícias sobre as negociações em andamento para uma trégua em Gaza. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, comunicou que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, “confirmou” a aceitação do plano dos Estados Unidos para a trégua.

Segundo Kilduff, “O prêmio de risco geopolítico está gradualmente diminuindo e, sem as preocupações relacionadas ao Oriente Médio, poderíamos chegar a um barril a 70 dólares” em relação ao WTI. Ele enfatizou que somente a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados podem evitar uma queda ainda maior nos preços.

Com informações da AFP

Publicado por Carolina Ferreira

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Irã e EUA retomam negociações sobre o programa nuclear

Em Mascate, Omã, o principal diplomata do Irã, Abbas Araghchi, reuniu-se em 6 de fevereiro com o chanceler omanita, Badr al Busaidi, antes...

Chefe do Poder Legislativo da Venezuela antecipa aprovação de lei de anistia para terça-feira

O Parlamento venezuelano aprovou na quinta-feira, em primeira discussão, uma lei de anistia geral e já aponta a segunda leitura para a próxima...

Trump diz que só viu ‘uma parte’ do vídeo racista contra Obama e Michelle

Nesta sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026, o presidente Donald Trump afirmou que não viu a parte final do vídeo que publicou em...